Diligência em Arariboia: Deputada indígena é recebida por líderes da Rede no Maranhão

Jeisael Marx e Waldemir Lima recepcionam Joênia Wapichana , que irá ouvir indígenas em Arariboia

A única deputada federal indígena do Congresso Nacional, Joênia Wapichana (REDE-RR), chegou a São Luís às 0h50 desta sexta-feira (10) e foi recebida pelos líderes do seu partido na capital. O pré-candidato a prefeito de São Luís pela Rede, Jeisael Marx, e o Porta-Voz do partido em São Luís, Waldemir Lima, recepcionaram a parlamentar.

Ao lado de outros parlamentares, Joênia irá visitar a terra indígena Arariboia e ouvir lideranças indígenas sobre as invasões, as circunstâncias dos homicídios e a violação dos direitos humanos dos povos indígenas no Maranhão.

“Não está sendo nada fácil. Estamos recebendo bastante denúncias que as terras indígenas estão sendo invadidas, uma série de ataques e até assassinatos. Existe todo um amparo da nossa Constituição com relação às terras indígenas e é dever do estado brasileiro dar esta proteção. Devemos à sociedade o esclarecimento e o acompanhamento devido para que nenhum direito seja violado”, afirmou a deputada ao desembarcar em São Luís.

A deputada afirmou que o relatório da comissão deve apontar recomendações sobre a situação das terras indígenas no Maranhão.

Os requerimentos de visita aprovados nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos é de autoria da deputada Joênia Wapichana, coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Indígenas em conjunto com demais parlamentares, Túlio Gadelha ( PDT-PE), Camilo Capiberibe (PSB- AP) e Bira do Pindaré.

Compõe a diligência, além de Joênia, os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Bira do Pindaré (PSB-MA), e a senadora, Eliziane Gama (Cidadania – MA), além de representantes de instituições de direitos humanos e povos indígenas do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *