Último dia do videomapping no Palácio dos Leões nesta segunda-feira (6)

Um dos pontos altos do Natal de Todos que teve continuidade no Réveillon do Maranhão, o videomapping conta com elementos coloridos, animados e tecnológicos. Durante 30 dias, a projeção encantou e emocionou pessoas de todas as idades com as ilusões de ótica projetadas na fachada da sede do Governo do Estado. A apresentação vai até esta segunda-feira (6), sempre a partir das 19h, marcando o encerramento da agenda festiva.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Anderson Lindoso, enfatizou ser este “um dos mais atrativos e belos espetáculos da programação de fim de ano, marcando as festividades em um local de grande simbolismo para o Maranhão e levando alegria a pessoas de todas as idades”. Entre os dias de evento, 30 de novembro a 29 de dezembro de 2019, cerca de 17 mil pessoas acompanharam a programação do Natal de Todos, que inclui o videomapping. A estimativa é de um público em torno de 248 mil pessoas no período, sendo a média de 8,2 mil por dia.

Personagens natalinos, ícones da cultura maranhense, neve, cascatas luminosas, entre outros, deram uma nova vida à fachada do palácio secular. Foram cerca de mil metros quadrados de fachada ocupadas pelas projeções e ao som das músicas natalinas. As imagens têm definição de 4k – semelhantes aos mais modernos projetores utilizados em grandes festivais de mapping pelo mundo. A riqueza de detalhes da arquitetura histórica do Palácio dos Leões foi outro fator colaborativo para o sucesso e beleza da projeção.

Nos últimos dias da apresentação, um grande público ainda prestigia o momento e parabeniza a iniciativa, que fez a alegria de muitos durante a programação natalina. A assistente social Lúcia Diniz ficou emocionada com a projeção que, para ela, transmitiu a magia e alegria do período natalino. “Um espetáculo muito bonito, emocionante e muito bem feito. A gente assiste e revive, sente toda a beleza do Natal. As imagens, a música, tantas pessoas reunidas; nossa cidade precisava disso”, enfatizou.

“Vi, voltei para ver mais uma vez e achei lindo. Muito bonito mesmo. Para a família reunir, para todo mundo. É uma prova de que a nossa cidade tem coisas boas para mostrar. Está de parabéns a organização”, disse a professora Antônia das Graças Pacheco. A projeção priorizou ainda a acessibilidade. As primeiras sessões foram exibidas em formato acessível de audiodescrição, tornando possível às pessoas com deficiência visual acompanharem as apresentações por meio de informação sonora, transformando o visual em verbal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *