“Não fazem e querem impedir que nós façamos”, diz Flávio Dino sobre veto a inspeção em aeroportos

O governador Flávio Dino classificou como “inacreditável” o recurso interposto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para vetar as barreiras de inspeção instaladas pelo Governo do Maranhão, para filtrar possíveis passageiros infectados com coronavírus que desembarcam nos aeroportos de São Luís e Imperatriz.

Na última quinta-feira, 19, a Justiça Federal havia garantido ao governo maranhense o direito de colocar equipes estaduais para fazer a inspeção de passageiros.

“Soube agora que Governo Federal recorreu à Justiça para IMPEDIR que o governo do Estado faça controle e orientação sanitária no aeroporto. Realmente inacreditável. Não fazem e querem impedir que nós façamos”, lamentou Dino.

O Maranhão conquistou o direito na Justiça Federal, após ter negada a solicitação para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Infraero realizassem esse tipo de controle.

A decisão que impede o governo Flávio Dino de monitorar passageiros partiu da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, a mesma que ano passado, suspendeu decisão judicial que impedia a União e as Forças Armadas de comemorar o golpe militar de 31 de março de 1964. Na época, as comemorações foram orientadas pelo próprio presidente Jair Bolsonaro.

O assunto gerou polêmica nas redes sociais, especialmente após Bolsonaro ter editado decreto contrariando decisões dos governos estaduais para conter o avanço da covid-19.

“A história haverá de cobrar a responsabilidade de decisões assim. Anvisa não faz NADA nos aeroportos”, afirmou um advogado maranhense no Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *