Pronunciamento de Bolsonaro foi desastrado e irresponsável, afirma Márcio Jerry

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) criticou, nesta quarta-feira (8), o novo pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em rede nacional, o mandatário voltou a defender o relaxamento das medidas de isolamento social adotadas por governadores e prefeitos e o uso da cloroquina – sem eficácia comprovada – no combate à doença

“Bolsonaro está obcecado em promover irresponsavelmente a cloroquina. E obcecado também contra as medidas sanitárias corretas para combater a pandemia. Completamente desastrado e irresponsável. Quer posar de infectologista. E assim mais parece um vírus que infecta o país numa hora em que todos precisam de um remédio: o distanciamento social”, disse o deputado.

A orientação seguida pelos entes federados é fundamentada nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e demais autoridades sanitárias, que afirmam, categoricamente, que o distanciamento social é uma das principais ações para reduzir o número de mortes.

Em seu discurso, Bolsonaro também voltou a defender o uso da cloroquina no combate, afirmando que importaria matéria-prima para aumentar a produção. Organizações de saúde e representantes da comunidade científica, no entanto, reafirmam que é imprudente tirar conclusões prematuras sobre sua eficácia. Estudos divulgados até o momento são incompletos e não têm resultados confiáveis, seja contra ou a favor do medicamento. Porta-voz da Saúde no Brasil, o ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que não mudará o protocolo antes de evidências científicas serem divulgadas sobre a segurança e a eficácia da droga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *