Roberto Rocha posta gráfico falso de letalidade para dizer que o Maranhão está no caminho errado

O senador Roberto Rocha publicou uma fake news em suas redes sociais. O tucano postou a imagem cortada de gráfico no qual diz ser o comparativo da letalidade por Covid-19 no Maranhão e no Brasil. “A taxa de letalidade da covid-19 no Maranhão é quase 3 vezes a da média Brasil. Estamos no caminho certo?”, questionou.

Mas na realidade, o Maranhão tem a taxa de letalidade menor do que a taxa de letalidade. A curva do gráfico mostrado por Roberto Rocha parece ser exatamente a contrária.

Segundo o Ministério da Saúde, a letalidade hoje no Brasil é de 6,3%. São 2.575 mortes em uma média de 12 mortes para cada 1 milhão de infectados.

No Maranhão, foram confirmadas 60 mortes por Covid-19. A taxa maranhense é de 4,3%. Ainda é uma taxa alta e o objetivo é que menos que pessoas que vierem a contrair o coronavírus cheguem a óbito.

A situação especialmente em São Luís é, de fato, preocupante porque muitas pessoas não levam a sério a necessidade de isolamento social. Mas não contribui em nada espalhar mentiras sobre os números.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *