Com situação melhorando na capital, curva de contágio inverte e interior tem muito mais casos novos

O Blog produziu o gráfico acima a partir dos dados disponibilizados pela secretaria estadual de saúde e a avaliação de aumento dos novos casos feita pelo site SLZ180. A partir do gráfico, fica claro o movimento de contágio subindo no interior do estado e diminuindo na região da Ilha de São Luís.

Desde o início da pandemia, o número diário de novos casos sempre foi muito superior na Grande Ilha do que em relação ao restante do estado. Situação que se inverteu pela primeira vez esta semana e só aumentou a diferença ao longo dos dias.

No domingo, dia 10 de maio, foram 545 novos casos registrados, dos quais 64,8% (353) na Grande Ilha e  35,2% (192) nas cidades do interior. Na segunda, dos 82 novos casos registrados, a proporção de novos casos era de 47% (180) na Grande Ilha contra 53% (202) no interior. No relatório de terça-feira (12), foram 586 novos casos, sendo 166 em São Luís e 420 no interior, numa proporção de 28,5% a 71,5% respectivamente.

Nesta quarta-feira (13), o número total de casos no Maranhão chegou a 9.801. Dos 689 novos casos registrados em 24h, apenas 138 (20%) foram na na Grande Ilha de São Luís. Os outros 551, ou seja 80% dos novos casos, foram nas cidades do interior.

Ainda é cedo para tentar diagnosticar as razões do crescimento de casos no interior do Maranhão. provavelmente isto iria acontecer a qualquer momento. Mas certamente, aquelas centenas de pessoas que fugiram da capital entre os dias 30 de abril e 4 de maio por conta do lockdown, contribuíram em algum grau para a contaminação no interior.

1 pensou em “Com situação melhorando na capital, curva de contágio inverte e interior tem muito mais casos novos

  1. Pingback: Prefeitos começam a ser consultados sobre possibilidade de lockdown em todos os municípios do MA | Blog do Clodoaldo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *