São Luís é a 5ª cidade do Brasil com menor ritmo de contágio da covid-19, aponta levantamento

O “ritmo de contágio” do novo coronavírus desacelerou em capitais e aumentou no interior do país entre o fim de maio e o começo de julho, aponta levantamento da plataforma Farol Covid, que analisou a situação das 124 cidades mais afetadas pela pandemia.

Também simbolizado por Rt, o “ritmo de contágio” é um número que traduz o potencial de propagação de um vírus: quando ele é superior a 1, cada infectado transmite a doença para mais de uma pessoa e a doença avança.

São Luís foi a 5ª cidade do Brasil com menor aceleração do Rt, ao apresentar 1.12. Ficando atrás apenas de Porto Alegre (0.99), Fortaleza (1.03), Duque de Caxias (1.06) e Manaus (1.07).

O relatório apontou para uma desaceleração no ritmo da transmissão da doença nas capitais do país: Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Manaus e São Luís ficaram entre as dez cidades com o menor ritmo de contágio do país.

Os pesquisadores apontaram para uma “tendência geral de estabilização” entre as cidades com menor ritmo de crescimento da doença, mas alertam para a dificuldade que elas ainda encontram em barrar o surgimento de novos casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *