Justiça embarga divulgação de pesquisa em Caxias e decisão é descumprida pelo EMA

A juíza Marcela Santana Lobo, da 4ª Zona Eleitoral, proibiu a divulgação do resultado da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Escutec acerca da sucessão municipal em Caxias. Apesar da decisão judicial, o Jornal O Estado do Maranhão divulgou o resultado da pesquisa.

O questionamento foi feito pelo partido PROS e acatado pela justiça. Isto porque o questionário não colocou os nomes dos candidatos em ordem alfabética, mas sim com o nome do atual prefeito Fábio Gentil, sempre sendo o primeiro citado. Uma clara vantagem para induzir o eleitor a responder o nome do atual gestor.

“É imperioso, portanto, que a empresa modifique seu instrumental de pesquisa para adequar seu questionário apresentando a lista de candidatos em ordem alfabética em disco de modo a não gerar qualquer influência nos entrevistados”, afirmou a magistrada na decisão.

Ele determinou que o Escutec mude o questionário ou que se abstenham de divulgar o resultado. Como o questionário não foi modificado, o jornal O estado do Maranhão, que foi o contratante, não poderia fazer a divulgação, sob pena de multa de R$ 1.000,00 diário. Como a pesquisa já havia sido feita, não haveria outra opção senão se abster de divulgar, mas ainda assim, o jornal realizou a divulgação.

Pesquisa colocou o nome de Fábio Gentil na frente em todos os cenários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *