UFMA aprova calendário e aulas serão retomadas em setembro

Reunião do Consepe aprovou novo calendário da UFMA com três semestres em um ano

Na manhã desta sexta-feira (17) foi realizada uma sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para tratar da retomada do período acadêmico 2020.1 para setembro deste ano, via ensino híbrido. Na reunião, 45 aprovaram pela votação imediata da pauta, cinco votaram para adiar o sufrágio e quatro se abstiveram. Em seguida, 41 votantes aprovaram a retomada do período acadêmico 2020.1, com quatro votos contrários e quatro abstenções.

Na sessão, foram discutidas as medidas de diminuição dos impactos causados pela pandemia da covid-19, sendo a principal delas a reposição do período acadêmico com utilização do ensino híbrido, que é constituído de estudos presenciais e remotos. Também foram debatidas medidas de segurança pós-pandemia, acessibilidade, inclusão digital e ensino remoto. “A universidade tem comprometimento, acima de tudo, com a vida dos que fazem parte dela”, enfatizou o reitor da UFMA, Natalino Salgado.

Entre os assuntos falados, a diminuição de oferta de disciplinas práticas no período 2020.1 foi vista como uma alternativa de flexibilização de ensino, diminuindo o fluxo na Universidade. Para o ensino híbrido, a ideia é estimular a inclusão digital dos estudantes que não possuem recursos por meio de algumas ações, como o empréstimo de tablets pela Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *