Eleições em dois dos maiores colégios eleitorais do MA são lideradas por pré-candidatos com problemas na justiça

Ildon Marques em Imperatriz e Julinho em Ribamar: pré-candidatos com muitos problemas na justiça lideram pesquisas

Caso os líderes da disputa eleitoral entrem mesmo para a disputa, deveremos ter uma eleição judicializada em Imperatriz e São José de Ribamar. A primeira é a segunda cidade com mais eleitores no Maranhão. Já a cidade balenária é o quatro maior colégio eleitoral do estado.

Em Imperatriz, a pesquisa do instituto Emet mostrou a liderança de Ildon Marques, com 17,83%, o atual prefeito Assis ramos aparece tecnicamente empatado com 17,47%, seguido do deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB), com 13,48%; colado no grupo da frente, aparece o também ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), com 12,67%.

A pesquisa foi registrada sob o número MA-09178/2020, a consulta ouviu 1.060 eleitores que votam na cidade, sendo 94,8% das entrevistas na zona urbana e 5,2% na zona rural, entre os dias 5 a 7 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2.9 pontos percentuais para mais ou menos, e o intervalo de confiança de 95%.

Ildon Marques têm problema com a justiça eleitoral há vários pleitos. ele possui quatro condenações, mas a principal, que inclusive o tirou do pleito de 2018 diz respeito ao uso indevido de merenda escolar da rede municipal de ensino para montar cestas natalinas. O TSE – Tribunal Superior Eleitoral confirmou a decisão do TRE – Tribunal Regional Eleitoral que indeferiu o registro de candidatura de Ildon nas eleições de 2018 por esta condenação.

Em São José de Ribamar, a disputa é liderada por Dr. Julinho. Segundo o último levantamento, feito pelo instituto DataIlha, Julinho lidera com 42,2% das intenções de votos. Em segundo lugar, aparece o atual prefeito Eudes Sampaio, com 12%; seguido de Beto das Vilas com 10,3%; Jota Pinto com 9,9%; Edson Junior com 4,9%; Brancos e Nulos com 11% e Não sabem ou não quiseram responder com 9,7%.

A pesquisa DataIlha foi feita entre os dias 18 e 20 de julho de 2020, no município de São José de Ribamar – MA, com 465 eleitores, registrada no TSE sob o nº – MA-06138/2020. A margem de erro é de 4% e o intervalo de confiança é de 95%.

Julinho não pode disputar eleições em São José de Ribamar há muitos anos. Por último, Julinho se tornou ficha suja porque teve suas contas reprovadas quando dirigiu a Maternidade Benedito Leite, em 2006. As contas foram julgadas pelo TCE em 2012.

Mas uma manobra no TCE aprovou as contas que já tinham sido rejeitadas justamente no ano da eleição. Mesmo com a manobra, o caso ainda deve ter repercussão já que advogados levaram o caso ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio de uma representação criminal contra o conselheiro relator Osmário Freire Guimarães, que deu provimento inicial aos pedidos do pré-candidato. Essas representações contra o conselheiro ainda não foram julgadas.

2 pensou em “Eleições em dois dos maiores colégios eleitorais do MA são lideradas por pré-candidatos com problemas na justiça

  1. Pingback: Direito de Resposta - Dr. Julinho | Blog do ClodoaldoBlog do Clodoaldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *