O jornal O Imparcial questionou os postulantes ao cargo de prefeito de São Luís sobre a mobilidade urbana. Entre os pré-candidatos a prefeito de São Luís, Jeisael Marx foi o que demonstrou ter mais ideias e solução para os problemas de trânsito e transporte da cidade, atacando transporte coletivo, aplicativos, ciclismo, transporte alternativo, corredores e rotas que desafogam o trânsito. O pré-candidato demonstrou que, de fato, conhece a dinâmica de circulação da cidade.
Diferente dos concorrentes que deram respostas genéricas, Jeisael mostrou que já tem plano para a área com soluções de curto, médio e longo prazo.
“Entendo que os cidadãos residentes, por exemplo, na área do polo Cidade Operária/ Cidade Olímpica, em grande quantidade com suas oportunidades de emprego em regiões distantes como Araçagy, entorno da Av. dos Holandeses, região da Cohama e Renascença, que trabalham na construção civil, empregadas domésticas, auxiliares em hospitais e clínicas, shoppings, com certeza precisam de uma política pública com investimento em mobilidade que possa oferecer transporte coletivo com mais rapidez e segurança, para diminuir o tempo que cada cidadão ou cidadã perde se deslocando. Por isso, temos a ideia de tirar do papel um corredor de tráfego que vai da Vila Funil ao Araçagy, passando pelo Parque Independência, Maiobinha e estrada da Maioba, num trajeto repleto de novos conjuntos habitacionais que aumentou a densidade demográfica sem que, no entanto, houvesse um incremento da oferta de transporte público. Este é um projeto de médio a longo prazo que precisa da parceira dos governos Estadual e Federal, mas já existente no Ministério das Cidades desde o governo Dilma”, afirmou.
Na questão da infraestrutura, o pré-candidato prioriza a necessidade de ciclofaixas e uma sinalização mais inteligente, mudando grandes avenidas para sentido único. “Também é notória a necessidade de faixas dedicadas àquelas pessoas que se deslocam através de bicicletas, tendo esse meio de transporte como aliado para o trabalho. As ciclovias são mais importantes para essas pessoas. E a cada nova intervenção nas avenidas, aproveitaremos para implantar passo a passo trechos de ciclovias, que, com o tempo, vão se unindo. Vamos sistematizar as vias internas nos bairros, com infraestrutura viária, sinalização específica e, se necessário, sistemas binários com sentidos únicos para ir e voltar, desafogando as grandes avenidas. O conjunto semafórico começará a ser modernizado, com sistema inteligente gerenciando abertura e fechamento de acordo com o tráfego, evitando que a fila de carros se forme em um pista com sinal vermelho enquanto a outra está vazia com sinal verde. Vamos levar a renovação de frota de ônibus para a Zona Rural”.
Outro aspecto destacado diz respeito à atualização da legislação. Jeisael quer contar com a Câmara Municipal para melhorar a legislação dos taxis, tornando-os mais competitivos frente o transporte por aplicativo e resolver a questão da regulamentação dos “carrinhos”. “Outras ações também são defendidas por nós no que diz respeito à legislação, e aí necessário contar com o poder legislativo, para modernizar/atualizar a Lei dos taxis, permitindo melhores condições de concorrência aos taxistas; buscar caminhos para rever a Lei dos motoristas de aplicativos e a normatização do transporte alternativo, notadamente os ‘carrinhos'”.
Esse […] é um espoca URNA…isso não passará de 3% !!!
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