Nomes fora do cenário óbvio que poderão ser fortes candidatos majoritários em 2022

Quando se desenha o cenário da eleição majoritária de 2022, os comentários do mundo político levam em conta como possíveis candidatos apenas quatro ou cinco nomes mais óbvios seja pelo poder político que possuem hoje, seja pela movimentação forte que fazem desde a reeleição de Flávio Dino. São eles Carlos Brandão, Weverton Rocha, Josimar de Maranhãozinho e Othelino Neto.

Com razão estes são os nomes mais lembrados porque são, de fato, os políticos mais fortes hoje no estado. Mas existem pelo menos mais três nomes que são pouco cogitados e possuem capacidade eleitoral forte para entrar na disputa.

Edivaldo Holanda Júnior

O prefeito de São Luís não é de conceder muitas entrevistas e, diferente dos nomes colocados acima, não faz movimentação política agressiva pelo posto, mas o foco na gestão tem elevado o patamar político de Edivaldo muito intensamente nos últimos meses.

O prefeito tem tudo para terminar a gestão de maneira muito diferente dos antecessores, exceto Jackson Lago.

Conceição Andrade, Tadeu Palácio e João Castelo terminaram seus mandatos desacelerando e com rejeição. Nenhum dos ex-prefeitos conseguiu futuro político de relevância após o mandato. Vale destacar que Castelo já tinha um capital político gigantesco e, ainda saiu, ficou longe de conseguir disputar um mandato de senador, como pretendia. Foi eleito apenas deputado federal.

Edivaldo agora termina com um volume grande de obras e segue mantendo como trunfo uma imagem pessoal de grande aceitação.

Carlos Lula

Muitos dirão que o titular do Blog está louco ao colocar o nome do secretário estadual de saúde com alguma chance de disputa majoritária sem nunca ter disputado cargo eletivo. Mas Carlos Lula é hoje o principal secretário do governo Flávio Dino e a marca do principal case do governador: o sucesso no combate ao coronavírus.

Impressionou o número que Lula já mostra em pesquisa espontânea para o governo do estado. Aparecendo muito durante a pandemia com muitas entrevistas e demonstrando proatividade, o secretário chamou a atenção do eleitor que parece o ver como possível candidato antes mesmo do mundo político.

O perfil de Lula é tão parecido com o de Dino que seria muito mais fácil colocar ao eleitor ele como a continuidade do governo.

Próximo prefeito de São Luís

O outro nome que pode entrar com muita força na disputa é o próximo prefeito de São Luís. Como temos uma eleição muito aperta, qualquer um dos 13 postulantes ao cargo que vencer a disputa será automaticamente um forte nome para 2022, já que a saída de Flávio Dino de cena e o Clã Sarney destruído abrirão um espaço de poder enorme.

O curioso é que o próprio Edivaldo será responsável por deixar seu sucessor em um patamar de disputa. O próximo prefeito de São Luís receberá uma cidade mais organizada, com muitas obras recém entregues e algumas por entregar logo nos primeiros meses. Só se o prefeito for muito ruim para não se viabilizar. Embora, este também pode ter paciência e pavimentar mais o caminho com um legado na cidade. mas que tem tudo para estar no jogo de 2022, tem.

1 pensou em “Nomes fora do cenário óbvio que poderão ser fortes candidatos majoritários em 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *