Weverton defende novo Fundeb com valores por qualidade de ensino

O senador Weverton (PDT-MA) defendeu a renovação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação (Fundeb) com o CAQ (Custo Aluno-Qualidade). O parlamentar ressaltou que uma educação de qualidade precisa ser prioridade para o promover o desenvolvimento do Brasil.

“Uma educação pública de qualidade é vital para o desenvolvimento e o progresso de qualquer país. O PDT está trabalhando para a aprovação da PEC com o CAQ, que é um mecanismo que considera as necessidades reais da educação brasileira para, daí, definir o valor a ser investido por aluno na área. O objetivo é garantir um padrão de qualidade em toda a rede pública”, explicou o senador.

A proposta de emenda à Constituição PEC 26/2020, que torna o fundo permanente e  amplia para 23% a participação da União no financiamento da educação, foi aprovada na Câmara em julho. No Senado, o texto deve ser votado em Plenário nesta quinta-feira (20).

“O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil. Nós do PDT, historicamente, sempre fomos a favor de uma educação pública de qualidade. Por isso, defendemos aprovação do Fundeb com o CAQ”, finalizou.

Com o CAQ o Brasil se aproximaria mais dos países mais desenvolvidos do mundo em termos educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *