Wellington ajuda a decidir a favor de Neto mesmo se transferir apenas 50% de seu eleitorado

O deputado estadual Wellington do Curso participou de maneira intensa das atividades de campanha do candidato a prefeito de São Luís Neto Evangelista (DEM) neste final de semana. Ele está cumprindo a promessa de cair em campo com força para eleger o candidato que escolheu apoiar.

Wellington promete levar 80% do seu eleitorado para Neto Evangelista, o que convenhamos, parece uma meta muito ousada. Mas nem precisa de tanto. Vamos considerar que o eleitorado de Wellington gire em torno de 7%, já que é mais ou menos o percentual do deputado em julho na média dos institutos, pouco antes de começar a especulação até a concretização da retirada de Wellington da disputa.

O eleitorado de São Luís para esta eleição é praticamente 700 mil eleitores (699.954). Assim, Wellington teria em tese 49 mil eleitores. Assim, se Wellington levar 50% deste eleitorado para Neto, representaria 3,5% do eleitorado geral. Como nas últimas pesquisas, Duarte Júnior aparece em segundo lugar, mas com Neto Evangelista cada vez mais próximo, com uma distância aproximada pelos últimos levantamentos de 2%, como na DataIlha, por exemplo, o percentual seria suficiente para que Neto ultrapasse e chegue ao segundo turno.

Claro que isso foi apenas um exercício de estatística e projeção. Afinal, é fato que o candidato do DEM já vinha em viés de crescimento consolidado e pode ter aumento nos números independente do apoio de Wellington, além de existirem vários fatores que levam o eleitorado a decidir por este ou aquele candidato. Mas, é uma forma de demonstrar que mesmo sabendo que o eleitorado de Wellington se dispersou com a sua saída da disputa, a parte mais fiel ao deputado que ele conseguir levar para seu candidato já será signifcativa em uma eleição onde a vaga no segundo turno está aberta e em disputa acirrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *