Após tensão por possível adiamento, Enem é aplicado com tranquilidade em São Luís

Até às vésperas da aplicação da prova, as Defensorias Públicas estadual e federal queriam o adiamento das provas do Enem no Maranhão, mas não lograram êxito e as provas foram mesmo aplicadas apesar da pandemia da covid-19.

Os portões foram abertos às 11h30 (Horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais. Muitas pessoas já estavam nas portas das escolas de São Luís desde às 10h. Os portões fecharam às 13h e as provas começam às 13h30. O término da aplicação foi às 19h.

No Maranhão, 93.500 estudantes estão inscritos. O Inep ainda não divulgou o número de faltosos no primeiro dia. O uso de máscara era obrigatório e o candidato só poderia retirar a máscara para alimentação ou beber água.

A SMTT montou esquema especial de trânsito para dar fluidez durante o deslocamento dos estudantes. Ao todo, foram disponibilizados 80 agentes de trânsito, com a função de garantir condições seguras de deslocamento dos participantes até os locais das provas. O efetivo contou com 23 viaturas, 20 motocicletas e pontos fixos estratégicos. Também foi disponibilizada 100% da frota de ônibus, que via regra opera com capacidade bem reduzida aos domingos.

Novo prazo para reaplicação

Os candidatos diagnosticados com covid-19 puderam pedir a reaplicação da prova. O Inep concedeu novo prazo e agora, candidatos diagnosticados após 16 de janeiro poderão entrar na Página do Participante entre 25 e 29 de janeiro para enviar o laudo médico.

Mais de 5 mil candidatos inscritos do Enem em todo o país já haviam pedido reaplicação da prova por apresentarem sintomas de doenças respiratórias antes do exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *