Chuvas: Defesa Civil reforça cobertura de encosta em área de risco no Itaqui-Bacanga

As áreas de risco situadas na capital maranhense continuam sendo visitadas pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), por meio da Defesa Civil Da Prefeitura de São Luís. Uma delas fica localizada no Residencial Piancó, na região da Vila Embratel (eixo Itaqui-Bacanga). O local recebeu uma ampliação na cobertura de proteção, na manhã desta quarta-feira (20). A fim de evitar deslizamentos de terra no referido trecho, os agentes colocaram uma grande lona na encosta.

A operação da Defesa Civil começou logo cedo, pois havia a possibilidade de que chovesse mais tarde, o que dificultaria os trabalhos. A equipe, primeiramente, fez um reconhecimento no terreno, para avaliar a melhor forma de fazer a cobertura. Passada a avaliação, os agentes abriram a lona e a encaixaram no relevo acidentado. Esse tipo de procedimento é importante para impermeabilizar o solo, reduzindo, desse modo, o risco de deslizamentos de terra.

“Quando a chuva cai, a água corre pela lona. Isso impossibilita a infiltração do solo. Antes, fizemos a vistoria técnica no local, ocasião em que constatamos a necessidade urgente do aumento da proteção. Nós checamos todas as condições da estrutura do relevo e do entorno, incluindo o tipo de vegetação”, esclareceu o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexssandro Nogueira.

O trabalho realizado pelos agentes no Residencial Piancó, com a colocação da lona plástica, foi destacado pelo titular da Semusc, Marcos Affonso. “A água da chuva que se infiltra desestabiliza as encostas, pois esses terrenos são irregulares no sentido da inclinação. Nos arredores, há pessoas morando. Então, a nossa função é proteger o cidadão. O trabalho educativo da nossa Defesa Civil está sendo importante para evitar tragédias. E continuaremos assim não apenas no período chuvoso. O nível de alerta deve ser o ano inteiro”, enfatizou o secretário Marcos Affonso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *