PF indicia profissionais da saúde indígena de Barra do Corda por desvio de doses da vacina Coronavac

A Polícia Federal instaurou Inquérito Policial para apurar a conduta de uma técnica de enfermagem da Saúde Indígena do Polo Base do município de Barra do Corda, que desviou doses da vacina Coronavac destinada à imunização da população indígena e aplicou em três familiares.

A equipe da Polícia Federal se deslocou aos municípios de Barra do Corda e de Jenipapo dos Vieiras para a colheita dos depoimentos dos envolvidos.

Na oportunidade, a técnica de enfermagem confessou a prática delitiva e os parentes vacinados também confirmaram o recebimento das doses da vacinação. Com o desenrolar das investigações foi possível verificar que um enfermeiro ao qual estava subordinada a técnica de enfermagem acompanhou a vacinação indevida de dois parentes desta, tendo, inclusive, feito os registros da vacinação irregular de um deles.

A Polícia Federal indiciou a técnica de enfermagem no crime de peculato (art. 312 do CP) e o enfermeiro no crime de peculato a título de omissão imprópria (art. 312 c/c art. 13, §2º, “b” do CP), pois figurava na posição de garantidor, possuindo o poder e dever de agir para impedir a vacinação irregular, entretanto manteve-se inerte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *