Maranhão passa a ocupar a maior área no mapa da Amazônia Legal

Mais 21 municípios do Maranhão foram parcialmente integrados ao mapa da Amazônia Legal com atualização do instrumento pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, segundo divulgação do órgão na semana passada.

A Amazônia Legal ocupa um território de 5.015.068,18 quilômetros quadrados, espalhado por nove estados da federação, correspondentes a cerca de 58,9% de todo o chão brasileiro, de 8.510.295,914 km².

O Maranhão conta agora com 181 municípios pertencentes à Amazônia Legal. É o estado com maior número de municípios na área, ocupando 79,3% da área ou 261.350,785 km² integrados à Amazônia Legal.

O novo mapa atualiza a malha municipalização, alterando os limites internos dos municípios sem alterar as divisas estaduais e nem as fronteiras internacionais. Foram também atualizadas informações sobre as posições das sedes das cidades.

O novo mapa da Amazônia Legal vai auxiliar no entendimento da dinâmica urbana e da infraestrutura logística de integração regional. Vinte municípios do Maranhão não tem 10% do território integrando a Amazônia Legal. São João do Sóter tem o menor percentual territorial, enquanto que Pirapemas tem 99,9% da área como parte integrante da AL.

O território da Amazônia Legal:

Acre – 22 municípios

Amapá – 16 municípios

Amazonas- 62 municípios

Mato Grosso – 141 municípios

Pará – 144 municípios

Rondônia – 52 municípios

Roraima – 15 municípios

Tocantins – 139 municípios

Maranhão – 181 municípios

Municípios do Maranhão que não estão 100% na AL

Buriti Bravo

Cachoeira Grande

Codó

Coroatá

Fortuna

Gonçalves Dias

Governador Eugênio Barros

Governador Luiz Rocha

Icatu

Morros

Paraibano

Pastos Bons

Pirapemas

Presidente Juscelino

Presidente Vargas

São João do Sóter

Senador Alexandre Costa

Timbiras

Vargem Grande

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *