Trabalho de Kaio Saraiva na OAB/MA volta a ser destaque

A gestão do advogado Kaio Saraiva, diretor-tesoureiro da OAB do Maranhão, voltou a ser destaque, neste último fim de semana, na imprensa maranhense.

Reportagem do Jornal O Imparcial, publicada no Caderno Elite, mostrou, mais uma vez, o excelente trabalho realizado pelo causídico no que diz respeito à gestão financeira da entidade; promoção da qualificação dos advogados e advogadas ; defesa das prerrogativas; e estruturação de serviços para a advocacia maranhense.

Na semana passada, vale destacar, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, de forma unânime e com louvor, a prestação de contas de Saraiva referente ao ano de 2019.

Pré-candidato à sucessão do presidente Thiago Diaz, Kaio Saraiva também comandou a Escola Superior de Advocacia (ESA) onde qualificou, por exemplo, cerca de 10 mil advogados com cursos nas mais diversas áreas.

Na entrevista concedida a O Imparcial, o diretor-tesoureiro, além de tratar de aspectos familiares e da sua trajetória profissional, comentou o trabalho desenvolvido na entidade em pleno período de pandemia.

“Reorganizamos contratos, ampliamos o alcance da ESA e demos apoio ao trabalho das comissões. Em 2020, veio a pandemia e tivemos que nos reinventar e replanejar mediante tanta instabilidade. Nossa receita é compartilhada com a CAAMA (20%), Conselho Federal (10%) e Fida (3%), e a imprevisibilidade da pandemia, somada a responsabilidade de manter os serviços da casa (com despesas administrativas na capital e em 17 subseções), o emprego e o pagamento dos funcionários da casa, diante da inadimplência trazida pelo momento, seria impossível qualquer redução de anuidade, sob risco de não cumprir com os compromisso da instituição. Assim, o foco foi buscar soluções para a advocacia continuar sua atividade. Estive a frente com Thiago Diaz e nossa diretoria em diversas ações em prol da advocacia. Solicitamos a prioridade no pagamento de alvarás e RPVs, criamos a central de alvarás, solicitamos a retomada dos prazos processuais e, além do atendimento presencial, a realização de audiências online. Isso é um ganho não só para o profissional da advocacia, mas para a sociedade, pois facilita o acesso do cidadão à justiça. O compromisso dos jovens advogados passou a ser online. Com todas as dificuldades, conseguimos ainda investir em estruturas e melhorias para a classe”, disse.

Esquecido – Em uma outra reportagem, também divulgada neste fim de semana, O Imparcial tratou acerca da eleição que definirá o comando da OAB maranhense.

Além de Saraiva, foram lembrados outros nomes que, neste momento, se apresentam como pré-candidatos.

Curiosamente, o nome do atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Diego Sá, não foi citado.

Sá foi indicado duas vezes para o comando da Caixa, que é um braço da Ordem, por Thiago Diaz, pré-candidato a conselheiro federal.

Sem Diaz e o seu grupo, o causídico jamais teria chegado aonde chegou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *