A grandeza da liderança de Carlos Lula

Do Blog do Rogério Silva – No final de semana, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, compartilhou o post do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, de incentivo a vacinação das crianças contra a Covid-19. Todos sabemos que a prefeitura e Governo do Estado não estão em sintonia política, mas a postura do gestor da saúde revela a grandeza da liderança diante de uma pauta por ele mesmo defendida.

O secretário que por vários meses, desde o início da pandemia, fala em unidade de ações e sempre apoiou os municípios maranhenses mais uma vez faz das palavras sua atitude.

Para além disso, diante da nova onda da Covid-19, novamente Carlos Lula abre pontos de testagem para isolamento dos casos positivos para evitar o aumento do contágio no Maranhão e conceder o tratamento necessário que em sua grande parte ficou sob a incumbência apenas do Governo do Estado. Os municípios recuaram no combate.

Em 2020, 2021 e 2022, o secretário manteve a abertura de espaços de testagem da população, mesmo quando a rede privada já não dá mais conta. Desta vez, há serviços de testagem na Grande Ilha e nas cidades de Mirador, Imperatriz, Pedreiras, Santa Inês e Pinheiro, estas duas em parceria com as prefeituras.

O secretário também já declarou ser contra o carnaval, mas manteve a postura de unidade e colaboração. “A decisão é coletiva. À mesa sentam vários seguimentos, isto inclui a Cultura, que é a mais afetada com decisões como esta. Precisamos, contudo, evitar o adoecimento de milhares de pessoas simultaneamente. O sistema de saúde tem recursos esgotáveis – de leito, de pessoal”, ressaltou.

O Maranhão também foi um dos primeiros do país a vacinar crianças contra a Covid-19. Esta é uma pauta defendida pelo secretário que incentiva a celeridade da vacinação em razão do início do ano letivo 2022 e a inclusão da vacina no calendário infantil.

Concomitante ao combate a pandemia, o secretário segue com a expansão da rede estadual de saúde. Na última sexta-feira (14), entregou a Maternidade de Paço do Lumiar. Nos próximos meses estão previstas as entregas do Hospital da Ilha, Hospital Regional de Barra do Corda e Hospital Regional de Açailândia.

Os resultados da gestão Carlos Lula diante de uma tão grande crise sanitária são minimamente notáveis. É impossível a liderança do secretário passar desapercebida no Maranhão e no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *