Weverton lidera pesquisa para Governo no 6º maior colégio eleitoral do MA

O senador Weverton (PDT) lidera, com folga, a disputa para o Governo do Estado no município de Codó, na região dos Cocais, sexto maior colégio eleitoral do Maranhão, com 72.921 eleitores

Foi o que atestou pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Exata, cujo resultado foi registrado na Justiça Eleitoral com o número MA-04619/2022.

Quatro cenários estimulados (aquele no qual é apresentado ao entrevistado o nome do pré-candidato) foram construídos. Em todos, o pedetista vence, inclusive em situação de primeiro turno, batendo o vice-governador Carlos Brandão (PSDB), pré-candidato a reeleição e opção pessoal do governador Flávio Dino (PSB).

No primeiro cenário, Weverton tem 41% das intenções de votos; em segundo lugar vem Roberto Rocha, com 15%; seguido em terceiro por Carlos Brandão, com 12%; Lahesio tem 4% das intenções de votos; Edivaldo e Simplício Araújo têm cada um 1%; Enilton Rodrigues tem 0%. Não sabem ou não responderam 15% dos entrevistados e 9% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Em um outro cenário, sem a presença de Roberto Rocha, Simplício Araújo e Enilton Rodrigues, Weverton aparece com 49%, Brandão com 14%, Lahesio com 5%, Edivaldo Holanda Júnior tem 3%, empatado com Josimar do Maranhãozinho. Os que não votariam em nenhum deles, votariam em branco ou nulo são 10% e 16% não sabem ou não responderam.

O Instituto de pesquisa também simulou um cenário com apenas três candidatos: Weverton, lidera isolado com 53% dos votos; Carlos Brandão tem apenas 16%; e Edivaldo Holanda Júnior aparece 4% das intenções de voto. Não sabem ou não responderam 15% dos entrevistados e 12% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados.

Em eventual disputa apenas entre Weverton e Carlos Brandão, se as eleições fossem hoje, Weverton venceria em Codó com 55% dos votos e Carlos Brandão teria 18%. O percentual dos que não sabem ou não responderam é de 14% e 13% dos que votariam nulo ou branco.

A pesquisa também aferiu os interesses dos codoenses na disputa para o Senado. Se as eleições fossem hoje, o atual governador Flávio Dino teria 49% das intenções de voto; a ex-governadora Roseana Sarney teria 27%; o senador Roberto Rocha teria 7%.

O levantamento foi realizado no período compreendido entre os dias 02 e 03 de fevereiro, em 23 bairros e povoados de Codó e tem uma margem de erro de 3,98% pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiabilidade de 95%.

2 pensou em “Weverton lidera pesquisa para Governo no 6º maior colégio eleitoral do MA

  1. Na tentativa de querer enganar o.pivo do MA, agora estão divulgando pesquisa por município. Essa aí de Codó é mais uma pesquisa fale. Por que ele não faz uma em Caxias, em Timon que é dos chiqueiros?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *