Simplício volta a cobrar celeridade no Plano Diretor de São Luís

O pré-candidato a governador e presidente estadual do Solidariedade, Simplício Araújo, voltou a cobrar a celeridade do Plano Diretor de São Luís.

“Enquanto milhares de pessoas buscam empregos em São Luís, o atraso na aprovação do plano diretor continua destruindo postos de trabalho e afastando investimentos”, disse o ex-deputado federal.

Simplício “Esse é mais um exemplo da importância e da urgência de um novo plano diretor para São Luís. Estamos perdendo oportunidades e empregos. Por isso a minha defesa nessa pauta: nós precisamos contribuir para que esses desafios sejam superados, para assim, possamos ajudar na geração de mais empregos, renda e desenvolvimento”, concluiu.

Juventude Socialista do PDT do Maranhão realiza encontro neste fim de semana

A Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Maranhão realizará, nos dias 27, 28 e 29 de maio, uma agenda com a juventude maranhense. O evento contará com a presença de representantes municipais, estaduais e nacionais, entre eles, o ex-presidente da JS, senador e pré-candidato a Governador, Weverton Rocha.

No primeiro dia, na sede do partido, acontecerá o Congresso Municipal da JSPDT de São Luís, capital do Maranhão. O encontro servirá para eleger a nova direção municipal da juventude da legenda.

No segundo dia, acontecerá o Encontro Estadual da Juventude Socialista, que contará com a participação de militantes e jovens simpatizantes do partido de 20 municípios.

Durante o encontro acontecerá uma roda de conversa sobre a “Juventude Socialista e suas bandeiras de lutas”, além de oficinas sobre redes sociais, o papel da juventude nas eleições 2022 e a elaboração de um Plano de Governo para a Juventude, que será entregue ao pré-candidato a Governador.

“Será um momento de interação entre os municípios onde temos atuação. Teremos uma programação positiva de formação política para os militantes, além da discussão e construção de propostas para o Plano de Governo do próximo do governador Weverton”, disse o presidente estadual da JSPDT do Maranhão, Marcos Leite.

Câmara aprova limite para ICMS; Maranhão é o segundo que mais depende do imposto em sua receita

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) o projeto que limita o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre energia e combustíveis. Além disso, o Congresso inseriu no texto uma nova tentativa de fixar a tributação sobre o diesel. O texto-base do projeto foi aprovado por 403 a 10.

Por conta do projeto, muitos estados vão ficar limitados nos reajustes deste imposto que é um dos que mais pesa na formação do bolo dos recursos financeiros nos estados. O Maranhão, é o segundo estado que mais depende do ICMS, pois corresponde a 42,89% da sua receita, perdendo apenas para o Piauí, no qual o peso é de 43,51%. Isto de acordo com levantamento da Folha de São Paulo, tendo por base o Boletim de Arrecadação dos Tributos Estaduais do Confaz.

Caso a lei seja aprovada, a estimativa da Confederação Nacional dos Municípios é de uma perda total de R$ 65,7 bilhões anuais. O Maranhão perderia R$ 1 bilhão.

O texto aprovado nesta quarta-feira classifica combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo como bens e serviços essenciais. Com isso, valeria entendimento do STF que limita a incidência do imposto a esses itens a uma faixa de 17% a 18%.

O Maranhão teve reajuste de ICMS sobre energia e combustível que pesou no bolso do contribuinte em 2017. A energia passou a ser tributada entre 25% a 27% e a comunicação no mesmo valor percentual. A tributação sobre álcool e gasolina passou de 25% para 26% no estado.

Com o projeto, terá que reduzir significativamente o percentual que abocanha sobre estes itens.

Encontro de Tática do PT é adiado

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Maranhão adiou o Encontro de Tática Eleitoral para os dias 4 e 5 de junho. O evento aconteceria nesse final de semana, em São Luís.

A Executiva Nacional fez a recomendação pelo adiamento após recursos apresentados pelo deputado estadual Zé Inácio, que disputa o cargo do vice-governador na chapa do governador Carlos Brandão (PSB).

Outra ala do PT defende e insiste no nome do ex-secretário de Educação, Felipe Camarão, indicado pelo ex-governador Flávio Dino.

“Eu e o nosso grupo nos posicionamos contra. Houve um debate na executiva e houve uma deliberação pelo adiamento. Nós estávamos organizados e preparados para que o encontro acontecesse nos dias 28 e 29. Mas houve um entendimento a partir de uma solicitação da direção nacional, a executiva (estadual) acatou e fez esse adiamento”, disse o deputado Zé Inácio.

TSE aprova federação PT-PCdoB-PV

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24), por unanimidade, o pedido de criação de uma federação partidária entre os partidos PT, PC do B e PV.

A federação partidária consiste na união de dois ou mais partidos para atuarem como se fossem um só por pelo menos quatro anos. Nesta modalidade de aliança, as siglas funcionam como um único partido no Congresso, dividindo Fundo Partidário, tempo de televisão e unificando o conteúdo programático.

A federação se diferencia das coligações, onde a aliança política se dá somente durante o período eleitoral.

O pedido para composição da federação entre PT, PC do B e PV foi enviado pelos partidos ao tribunal em abril. De acordo com os documentos apresentados ao TSE, a federação denominada “Brasil da Esperança” nasce com o compromisso de superar o “Estado neoliberal”.

Josimar revela que Brandão usa máquina para tentar cooptar políticos

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL), em live, nesta segunda-feira (23), afirmou que o atual governador Carlos Brandão (PSB) tem oferecido cargos e benefícios para cooptar políticos ao seu projeto de reeleição.

“Vários prefeitos receberam ligações, pessoas pedindo voto (…) A tratativa de algumas pessoas do Governo nos deixou um pouco ofendidos, da forma que trataram os nossos prefeitos. Parecia que eram mercadorias. Olha você vai lá e defende, porque aqui tem isso, tem asfalto… Engraçado, né? Nesse momento o Estado tem dinheiro. Eu espero que esse dinheiro apareça e que venha beneficiar esses municípios”, disse o parlamentar.

“A classe politica está desacredita, mas não podemos nos vender por interesses. Não devemos deixar de ser homem ou mulher por propostas”, completou o deputado.

Cabe ao Ministério Público Estadual e o Tribunal Regional Eleitoral investigar essas condutas suspeitas, que podem configurar abuso do poder econômico e o abuso do poder político, conforme a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010), e até conduzir à inelegibilidade do candidato por oito anos.

 

Simplício explica como transformou 500 demissões em 6 mil novos empregos

Em 2015, logo após ter assumido a Secretaria de Indústria, comércio e energia, Simplício Araújo e o Maranhão foram surpreendidos com o fechamento da indústria de redução da Alumar e com mais de 5 centenas de pessoas demitidas.

Através da Secretaria de indústria, comércio e energia Simplício iniciou um desafiador debate para a reabertura da empresa, o principal problema era o custo da energia elétrica que trazia prejuízo a operação, além de outros entraves.

Com a complexa situação encontrada e imaginando que as variáveis envolvidas iam além do alcance do governo estadual, Simplício construiu duas linhas de trabalho para a retomada da Alumar e para a imediata geração de novos empregos.

Para a retomada foi construído uma longa discussão para um novo incentivo fiscal que pudesse oferecer condições para o funcionamento da Alumar sem prejuízos, que teve seu desfecho no início deste ano.

Mas para a geração imediata de empregos em 2015, a saída foi rever o compromisso feito pelo governo estadual quando da implantação da Alumar, quando o então governador João Castelo destinou uma enorme área do distrito industrial para a empresa e também para possíveis ampliações.

Simplício solicitou a devolução da área para o governo e imediatamente destinados a área a diversos empreendimentos que já se instalaram e funcionam atualmente no local gerando 4 mil empregos diretos e 2 mil indiretos.

Até 2023 serão mais de 10 mil empregos na área, com as empresas que já estão buscando aprovar seus projetos e linhas de financiamento. Um dos inúmeros excelentes resultados da gestão de Simplício, uma realidade para mais de 6 mil famílias que estão tendo a oportunidade de mudar as suas vidas e o futuro das suas famílias.

 

Como esperado, Brandão nomeia Eduardo Nicolau para procurador-geral de justiça

Surpreendendo zero pessoas, o atual procurador-geral de justiça foi reconduzido ao cargo. O governador Carlos Brandão, nomeou, na manhã desta terça-feira, 24, Nicolau para seguir no comando no Ministério Público no biênio 2022-2024.

Na eleição de formação da lista tríplice, Eduardo Nicolau foi o mais votado nesta segunda-feira, 23, com 264 votos de membros e promotores da instituição.

Aliado do governador Brandão, Nicolau já era dado como certo em mais um mandato.

 

Zé Inácio oficializa disputa por vice e Encontro do PT promete ser uma guerra

O deputado estadual Zé Inácio mostrou que não estava blefando e colocou seu na disputa do Encontro de Tática do PT para ser indicado como vice na chapa do atual governador Carlos Brandão.

Estão registrados para a disputa dos votos dos 160 delegados do PT os nomes de Felipe Camarão e Zé Inácio para a disputa de candidatura a vice-governador. O sociólogo Paulo Romão está registrado na disputa para o senado. Se o partido definir por apoiar outra candidatura, deverá seguir com o pré-candidato do PSB, Flávio Dino.

Agora que existe disputa de fato para a indicação de vice, o Encontro promete ser quente. Antes, imaginavasse que com a força do governo, a disputa de teses entre apoiar a candidatura de Weverton Rocha ou Carlos Brandão seria facilmente superada pela força do governo entre os delegados (muitos com cargos na estrutura estatal).

Mas com a disputa pela vaga de vice se mostrando bem acentuada, a escolha do ex-governador Flávio Dino pode ser superada, já que Inácio tem uma boa estrutura para competir e inclusive um trânsito melhor com o próprio governador Brandão que pode atrapalhar os planos de Dino.

Inácio só vai disputar vice

Chamou atenção o fato de Zé Inácio só ter se inscrito para disputar a vaga de vice. Paulo Romão se inscreveu para o senado e para deputado estadual. Assim, caso não vença sua tese, que sabe ser muito difícil, irá ser candidato a deputado.

Mas o deputado Zé Inácio somente se inscreveu somente para vice e se sua tese não vencer, não poderá disputar a reeleição para deputado por não ter sido aprovado no Encontro de Tática. Isso mostra que está confiante mesmo na vitória.

Confira quanto a empresa ligada à família Brandão recebeu em cada ano do governo Dino

A empresa VIGAS ENGENHARIA, que tem como sócios proprietários o Sr. Francisco José Cruz Silva e Sra. Lilianny Cruz da Silva, é umas que mais faturou no governo do Maranhão desde 2015.

A empresa que tem como sede um pequeno escritório em um posto de gasolina de propriedade da família Brandão já ganhou mais de R$ 40 milhões em sete anos e três meses. Mais especificamente R$ 41.007.553,52.

Os aliados de Brandão ganharam somente em 2022, ano em que o próprio assumiu o governo, R$ 16.089.372,09 em “melhoramento de pavimentação” de trecho da MA-006 e “canais de acumulação de água”, em municípios do Maranhão.

Confira os valores: