Arrecadação do turismo em São Luís aumenta 20.8% e supera ano pré-pandemia

São Luís possui uma grande variedade de oferta turística – do segmento de história e cultura ao de sol e praia. Para quem chega na cidade são inúmeras possibilidades para aproveitar sua viagem. E este setor tem apresentado crescimento, segundo o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), que indicou aumento de 20.8% na arrecadação do turismo em 2021 em relação a 2020.

De acordo com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), houve a arrecadação de 4,1 milhões no ano de 2021, superando os anos de 2020 (3,4 milhões) e também 2019, ano pré-pandemia (3,9 milhões). 

“A gestão do prefeito Eduardo Braide está investindo fortemente no turismo de São Luís. Temos ações nas redes sociais, nas feiras de turismo nacionais e internacionais, com influenciadores digitais regionais e nacionais, além da divulgação da cidade na imprensa e em outros meios de comunicação. A capacitação de agentes de viagem e operadores de turismo também é destaque dentre as ações de promoção”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos, ao falar sobre os dados positivos do setor turístico em São Luís.

O ISS sobre turismo arrecada imposto sobre serviços especificamente relacionados ao chamado grupo 13, que engloba atividades de turismo, hotelaria, eventos e similares. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 46.016 mil empregos gerados nos setores envolvidos diretamente e indiretamente com o turismo de janeiro a novembro de 2021, ou seja, com a melhoria do fluxo turístico para São Luís, há o aumento nos empregos neste setor.

As pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Luís, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), também apontam números crescentes e positivos: a Taxa Média de Ocupação Hoteleira de 2021 foi de 53,5%, a permanência média do turista foi de 2,5 dias.

“Trabalhamos muito as pesquisas na cidade para entendermos quem nos visita. Dessa forma, sabemos exatamente qual é o público que pretendemos atingir e como conquistar mais turistas para a cidade. O nosso objetivo é gerar cada vez mais emprego e renda para a comunidade”, finalizou Saulo Santos.

“Nosso pré-candidato ao Governo do Estado é meu amigo e senador Weverton”, anuncia Josimar Maranhãozinho

Após muitos diálogos junto às lideranças, prefeitos e pré-candidatos a deputados federais e estaduais, em live, o deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL) e a deputada estadual Detinha (PL), fizeram o anúncio de desistir da candidatura majoritária e apoiar a pré-candidatura do senador Weverton ao Governo do Estado.

“Nosso pré-candidato ao Governo do Estado é meu amigo e senador Weverton”, anunciouJosimar Maranhãozinho.

Com a adesão, o senador reforça seu time e ganha quase 50 prefeitos ao seu projeto político. Além de dezenas de vereadores, pré-candidatos e lideranças.

Weverton, que já lidera as pesquisas, deve disparar nas próximas pesquisas, tendo em vista o recall político de Maranhãozinho. Principalmente, na região do Alto Turi, onde seu grupo comanda a maioria das prefeituras, incluindo Zé Doca, que tem como prefeita sua irmã, Josinha Cunha (PL).

Pequena empresa de Colinas ligada aos Brandão já faturou mais de R$ 40 milhões no governo

Escritório da empresa fica em posto da família Brandão. Faturamento de mais de R$ 40 milhões no governo nos últimos 7 anos.

O governador tampão Carlos Brandão tenta a todo custo colar sua imagem a de um político ficha limpa. Entretanto, a incongruências em relação a esse discurso com transações milionárias do núcleo mais próximo ao governador são latentes.

Segundo documentos extraídos do portal da transparência do governo do Estado, uma empresa de engenharia de Colinas, terra natal do governador Carlos Brandão, está entre as que mais faturaram junto ao governo do Estado nos últimos 7 anos.

O interessante é que a VIGAS ENGENHARIA, tem como sócios proprietários o Sr. Francisco José Cruz Silva e Sra. Lilianny Cruz da Silva. A proprietária tem como ocupação principal o ramo de odontologia e estética em Colinas, onde também é sócia da Francisco Ribeiro Odontologia e Estética, local em que se dedica-se aos serviços de estética e massoterapia, conforme ela mesmo divulga em suas redes sociais.

Somente entre 2021 e 2022, a VIGAS ENGENHARIA, que tem como endereço um posto de gasolina da família Brandão, faturou R$ 16.089.372,09  e está entre as sete empresas do setor que mais faturaram no governo Sarnodinista.

Para quem se autoproclama acima de qualquer suspeita, o novo governador precisa explicar as suas relações com a família Brandão e os serviços prestados de tamanha relevância por uma empresa tão pequena da distante Colinas, que sem demérito para a cidade, não tem histórico de possuir empresas de tamanha envergadura para obras que custam volumes tão significativos.

Outro lado

O blog entrou em contato com a empresa Vigas Engenharia para saber de seus contratos e das licitações que participou, mas não obteve resposta até o momento.

João Doria anuncia que desiste de candidatura à Presidência da República

O ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, João Doria, anunciou a desistência da disputa à cadeira de presidente da República nas eleições 2022, diante da resistência interna ao seu nome em seu partido, o PSDB.

“Coloquei meu nome à disposição do partido, hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito essa realidade com a cabeça erguida”, afirmou João Doria, que disse se retirar da disputa com o “coração ferido, mas com a alma leve”.

“O PSDB saberá tomar a melhor decisão do seu posicionamento para as eleições deste ano”, disse Doria. Agora, o partido pode tanto apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB) quanto lançar a candidatura de Eduardo Leite à presidência.

Maranhense Sonia Guajajara é uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time

A ativista Sônia Guajajara está entre as 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. A publicação divulgou a lista nesta segunda-feira (23).

Sônia Guajajara é uma indígena maranhense, que se destaca pelo ativismos indígena e ambiental, estando na linha de frente na luta contra vários projetos que ameaçam os direitos e a vida dos povos indígenas, bem como o meio ambiente.

Sônia é reconhecida internacionalmente, por causa das dezenas de denúncias que já fez na Organização das Nações Unidas (ONU), no Parlamento Europeu e nas Conferências Mundiais do Clima (COP), de 2009 a 2021, sobre violações de direitos indígenas. A maranhense já viajou mais de 30 países do mundo na luta pelos seus ideais. Com uma grande trajetória de ativismo ela entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, feita pela Revista Time. Além de Sônia Guajajara, o pesquisador Tulio de Oliveira é o segundo brasileiro a compor a lista.

Nascida na Terra Indígena Araribóia, no Maranhão em 1974, Sônia é do povo Guajajara/Tentehar. Filha de pais analfabetos, aos 15 anos foi convidada para cursar o ensino médio no Estado de Minas Gerais. Depois ela voltou para o Maranhão e, em 1991 ela formou em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e, em 2003 se formou em Enfermagem, também pela UEMA. Já em 2005 ela fez pós-graduação em Educação Especial. Ela foi candidata a vie-presidente na chapa de Boulos, em 2018.

Eduardo Nicolau consegue maioria dos votos e deve garantir mais um biênio da PGJ

Na eleição para procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão (biênio 2022-2024), realizada nesta segunda-feira, 23, o atual detentor do cargo, Eduardo Nicolau, conseguiu, ainda por uma margem menos folgada do que a gostaria, ser o mais votado, com 264 votos. O promotor de justiça José Augusto Cutrim Gomes obteve 115 votos.

Todos os 324 membros do MPMA aptos a votar (293 promotores e 31 procuradores de justiça) participaram da votação.

Logo após a contagem dos votos, a Comissão Eleitoral levará o resultado ao Gabinete Civil do Governo do Estado. O governador Carlos Brandão tem 15 dias para nomear o chefe do MPMA para o próximo biênio. Conforme a Constituição Federal, ao chefe do Executivo compete a escolha do procurador-geral de justiça, a partir da lista tríplice encaminhada pelo Ministério Público.

No caso da eleição do MPMA, somente dois candidatos concorreram.

Como todos já sabem da forte ligação entre Nicolau e Brandão, é fato que ele não teria problema para ser nomeado ainda que não fosse o mais votado na formação da lista. Agora, fica ainda  mais tranquila a sua escolha pelo governador.

Bandeirinhas cercadas por moradias precárias: retrato da prioridade do governo Brandão

O Governo do Estado está usando o dinheiro público do contribuinte para colocar bandeirinhas na Ponte do São Francisco, em São Luís. Enquanto isso, a população do estado ainda sofre com a miséria e a fome.

O local das bandeiras, rodeado pela pobreza em volta da ponte, é um retrato da prioridade de investimentos do governo Brandão.

Segundo um levantamento feito por pesquisadores e estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mostra que parte da população maranhense que reside em moradias autoconstruídas sofrem com problemas de infraestrutura, risco de vida em moradias inadequadas e falta de políticas públicas habitacionais.

Outro problema constatado durante a pesquisa, foi a inexistência de políticas públicas de moradia adequada com a realidade das comunidades do campo e da cidade, o que tem favorecido a construção de casas de modo improvisado e, geralmente, a população coloca a vida em risco por causa da precariedade das construções.

Nas imagens registradas pelo blog, percebe-se a decoração rodeada da pobreza do povo maranhense.

O governador Carlos Brandão (PSB) ainda usa a decoração como propaganda do governo ao estampar a marca da gestão nas bandeirinhas.

Josimar anuncia definição sobre eleição para governo em live hoje

O deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) vai fazer o anúncio de sua definição com relação a qual projeto vai seguir para o governo do Maranhão em uma live que será realizada na noite desta segunda-feira (23).

O deputado reuniu seu grupo político no sábado (21) e após discutir todas as possibilidades, vai anunciar sua definição. Nos bastidores, já é dada como certa a desistência do projeto de Josimar de concorrer ao governo do Maranhão. Ele está entre apoiar os pré-candidatos Carlos Brandão (PSB) ou Weverton Rocha (PDT).

“Concluímos nossas três reuniões com os integrantes do nosso grupo. Tivemos a oportunidade de dialogar e ouvir lideranças, prefeitos e pré-candidatos a deputado federal e a deputado estadual. As decisões foram decididas democraticamente com todos, pensando sempre no melhor para o nosso amado Maranhão”, afirmou o deputado em vídeo divulgado nas suas redes sociais.

A live começa a partir das 20h nas redes de Josimar.

Brandão se recupera bem após cirurgia em São Paulo

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, foi submetido neste domingo (22) à cirurgia  para extração de cisto num dos rins. A assessoria postou uma foto do governador em suas redes sociais ainda neste domingo informando que o procedimento ocorreu bem e o chefe do executivo segue se recuperando.

A expectativa é que nesta segunda (23), o hospital e o médico que acompanha o governador deem detalhes sobre a previsão de alta e quando Brandão voltará ao Maranhão.

O governador não quis pedir licença médica e disse na sexta-feira (20) que seguia com o expediente normal de forma remota, governando o Maranhão de São Paulo.

Braide fará o lançamento oficial do São João de São Luís na quinta-feira (26)

O prefeito Eduardo Braide anunciou nas redes sociais que o lançamento oficial do São João da capital maranhense ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 26, em frente à sede da Prefeitura, na Praça do Dom Pedro II. A programação terá atrações na Praça Maria Aragão e nos bairros.

“O desejo da Catirina e de todos nós, vai ser realizado! Vem aí, o nosso São João de São Luís: a Festa do Coração. Vai ter na Maria Aragão e em vários bairros da cidade também! Só vem, São João!”, afirmou nas redes sociais.