Carlos Lula participa de posse de ministro em Brasília

O deputado estadual Carlos Lula (PSB), ex-secretário de Saúde do Maranhão e ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), participou, nesta segunda-feira (10), da posse do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O evento, realizado em Brasília, marcou a transição no comando da pasta, com Padilha assumindo o cargo no lugar de Nísia Trindade.

Com uma trajetória reconhecida no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), Padilha destacou que sua gestão terá como principal desafio a redução do tempo de espera por atendimentos especializados, um problema histórico no Brasil.

Carlos Lula, que ao longo dos anos mantém diálogo com Alexandre Padilha, destacou a importância de medidas que aprimorem a eficiência do SUS, especialmente no financiamento e na organização da rede.

“A fala do ministro Alexandre Padilha foi muito firme e acertada. Ele trouxe para o centro do debate um problema real: a fila por cirurgias e exames no Brasil. O compromisso de rever a Tabela SUS e condicionar o financiamento à entrega de mais procedimentos por estados e municípios pode transformar o atendimento na rede pública. Estou confiante de que o novo ministro trará resultados concretos para a população”, avaliou o deputado.

Para acelerar a solução do problema, Padilha anunciou que buscará parcerias com o setor privado, aproveitando estruturas existentes e reduzindo gargalos na saúde pública.

“Vamos fortalecer e envolver a Atenção Primária à Saúde. Sem sua potência na coordenação do cuidado, não se reduz o tempo de espera no atendimento especializado. Além disso, vamos ouvir e buscar apoio do setor privado, utilizando seus serviços especializados e diagnósticos com capacidade ociosa para construir uma resposta eficaz”, ressaltou.

A posse de Padilha reforça o compromisso do governo do presidente Lula em continuar avançando na saúde pública, modernizando o SUS e garantindo mais acesso e qualidade no atendimento à população.

1 pensou em “Carlos Lula participa de posse de ministro em Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *