A senadora Eliziane Gama(PSD) realizou nesta sexta-feira (11/04) uma audiência pública na Câmara Municipal da cidade de Buriticupu, com o objetivo de debater os impactos socioambientais provocados pelo avanço das voçorocas. A iniciativa foi promovida pelo gabinete da senadora e contou com ampla participação de autoridades e lideranças da região, instituições acadêmicas e representantes da sociedade civil.
Pela manhã, a senadora Eliziane Gama liderou uma visita técnica às áreas mais afetadas pelas erosões, acompanhada pelo prefeito João Carlos (Buriticupu), pela deputada estadual Edna Silva, vereadores, além de Wesley Felinto, representante do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Defesa Civil do Brasil e de Jean Ricardo Nascimento, Chefe de Residência do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O objetivo da vistoria foi avaliar in loco os danos e ouvir diretamente a população sobre os riscos enfrentados diariamente.
A audiência pública realizada à tarde reuniu representantes do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa Civil Nacional, do Ministério das Cidades e do Serviço Geológico do Brasil (SGB), além dos prefeitos de Buriticupu, João Carlos, e de Bom Jesus das Selvas, Franklin Duarte. Também estiveram presentes vereadores das duas cidades, o promotor de Justiça local, representantes do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a reitora da UEMASUL, Profa. Dra. Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, o diretor-geral do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Elson Silva de Sousa, estudantes e membros da sociedade civil.
Durante o debate, foram feitos encaminhamentos importantes, como a solicitação de novos estudos técnicos por parte do SGB, a articulação de parcerias para conter o avanço das voçorocas e a mobilização conjunta entre os poderes públicos nas esferas municipal, estadual e federal.
“A situação de Buriticupu é grave e exige ação imediata. Nosso objetivo é a busca de soluções, com a união de esforços entre todas as instituições envolvidas. A audiência reforçou o papel do diálogo entre o poder público, universidades e sociedade civil na busca por respostas efetivas para as crises ambientais e sociais vividas no Maranhão”, afirmou a senadora Eliziane Gama.