DNIT implanta monitoramento dinâmico na ponte do Estreito dos Mosquitos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza – entre esta segunda-feira (8) e a próxima (15) – o monitoramento dinâmico do desvio localizado na ponte do Estreito dos Mosquitos, no km 24,4 da BR-135/MA. A ação irá ocorrer das 8 às 18 horas, podendo ocorrer ocasionalmente interrupção parcial do desvio com sistema de Pare e Siga.

O monitoramento dinâmico consiste em instalar sensores na ponte para medir como a estrutura vibra e se movimenta durante a passagem dos veículos, permitindo verificar se seu comportamento está dentro dos padrões esperados e identificar precocemente possíveis problemas estrutural.

A ação tem caráter preventivo e integra o conjunto de atividades de acompanhamento técnico da estrutura, sendo fundamental para a avaliação contínua das condições da ponte, contribuindo para a preservação da infraestrutura e a segurança dos usuários que trafegam pela rodovia.

O DNIT solicita a compreensão dos motoristas e recomenda atenção à sinalização implantada no local, bem como o respeito às orientações das equipes operacionais.

Monitoramento dinâmico

Decisão do STF é vitória da autonomia da OAB-MA no processo do Quinto Constitucional

Após processo democrático que deu oportunidade de voto a todos os advogados do Maranhão, lista sêxtupla do Quinto foi formada e entregue ao TJMA em 2023. Legitimidade e regularidade do processo agora foram confirmadas pelo STF.

A decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) a reapreciação da lista do Quinto Constitucional com a inclusão do nome do advogado Flávio Vinicius Araújo Costa, representa um importante reconhecimento da correção e da legitimidade do processo conduzido pela OAB Maranhão.

O entendimento da Suprema Corte reforça que a Seccional maranhense atuou em conformidade com a Constituição Federal e com as normas que regem a escolha da vaga da advocacia no Poder Judiciário, consolidando a segurança jurídica dos atos praticados pela instituição.

Ao longo de todo o processo, a OAB/MA adotou medidas inéditas que ampliaram a participação da advocacia e fortaleceram a transparência da escolha. Pela primeira vez na história da Seccional, advogadas e advogados puderam participar diretamente da definição dos nomes que integrariam a lista do Quinto Constitucional, por meio de consulta direta à classe.

A iniciativa marcou uma mudança histórica no modelo de escolha e garantiu maior legitimidade ao processo. Além disso, a Ordem implementou critérios de paridade de gênero e equidade racial, assegurando uma composição mais representativa e alinhada aos valores defendidos pela advocacia maranhense.

A lista encaminhada ao Tribunal de Justiça foi formada por Lorena Saboya Vieira Soares, Josineile de Sousa Pedroza, Ana Cristina Brandão Feitosa, Flávio Vinicius Araújo Costa, Hugo de Assis Passos e Gabriel Ahid Costa.

Mesmo diante de questionamentos apresentados durante a tramitação do processo, a decisão do STF reafirma a legalidade dos procedimentos adotados pela OAB Maranhão e fortalece o entendimento de que a instituição observou rigorosamente os critérios constitucionais e democráticos estabelecidos para a formação da lista.

Para o presidente da OAB Maranhão, Kaio Saraiva, a decisão representa a confirmação de que a Ordem conduziu o processo de forma correta e transparente. “O Supremo Tribunal Federal reconhece aquilo que a OAB Maranhão sempre defendeu: que todo o processo foi conduzido com respeito à legalidade, à transparência e à vontade da advocacia maranhense. Inovamos ao ampliar a participação da classe, asseguramos paridade de gênero e equidade racial e seguimos rigorosamente os critérios estabelecidos. A decisão fortalece a legitimidade do trabalho realizado pela Ordem e reafirma nosso compromisso com a advocacia e com a democracia”, destacou Kaio Saraiva.

Com a manifestação da mais alta Corte do país, a OAB Maranhão vê reafirmada a legitimidade de um processo marcado pela inovação, participação da advocacia e respeito às normas constitucionais, consolidando sua atuação como protagonista na defesa da democracia e das prerrogativas da classe.

Pintinho Itamaraty assume o mandato na Câmara Municipal de São Luís

Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (08), Pintinho Itamaraty (PRD) tomou posse oficialmente como vereador de São Luís. Eleito suplente, o parlamentar assumiu a vaga em decorrência do pedido de afastamento do vereador Thiago Freitas, que se licenciou do cargo para tratar de assuntos de interesse particular. Com a posse, Pintinho Itamaraty reforça a bancada do Partido Renovação Democrática (PRD) no legislativo municipal.

Com forte ligação com as comunidades da capital maranhense, o vereador destacou, durante o ato de posse, o compromisso de trabalhar intensamente pela cidade, com foco em uma gestão humanizada e atenta às demandas da população.

“Assumo este mandato com o coração cheio de gratidão, mas, acima de tudo, com um profundo senso de responsabilidade. São Luís é uma cidade de gente trabalhadora que merece um olhar atento e zeloso. Meu compromisso nesta Casa será o de exercer um trabalho de cuidado real com a nossa capital e com as pessoas que mais precisam. Vamos dialogar, fiscalizar e propor projetos que transformem o carinho que temos por São Luís em ações práticas e melhorias no dia a dia dos ludovicenses”, declarou o vereador.

A solenidade contou com a presença de parlamentares, lideranças políticas, familiares e apoiadores, que acompanharam o juramento e a assinatura do termo de posse. O parlamentar do PRD já iniciou suas atividades na Casa e se colocou à disposição para integrar as comissões legislativas.

Fufuca reage e mostra prefeitos que o apoiam para o Senado

O deputado federal e pré-candidato ao Senado André Fufuca (PP) divulgou um vídeo nesta segunda-feira (8) em que apresenta as declarações de apoio de prefeitos ao seu projeto eleitoral. Segundo Fufuca, 100 prefeitos o apoiam na empreitada.

“Sou pré-candidato ao Senado Federal pelo Maranhão e recebo com muita gratidão o apoio de 100 prefeitos de todas as regiões do nosso estado. Uma caminhada nunca se faz sozinho”, postou Fufuca.

A reação vem logo após o anúncio do governador Carlos Brandão de que a segunda vaga de Senado será da federação União Progressista e deu grande indicativo de que o nome será mesmo do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União).

Após determinação do STF, TJMA decidirá sobre o Quinto com o nome de Flávio Costa

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), causou revoravolta na questão do travamento da vaga do Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O magistrado determinou que a Corte maranhense aprecie novamente a lista relacionada ao procedimento, desta vez com a inclusão do nome do advogado Flávio Costa.

A vaga está travada por uma ampla disputa judicial. Os critérios adotados durante a seleção dos candidatos foi um dos problemas para que se questionasse o nome de Costa.

Ao analisar o caso, André Mendonça entendeu que o nome de Flávio Costa deve integrar a lista a ser apreciada pelo Tribunal de Justiça.

Votação será na quarta-feira (10)

O TJMA já convocou a sessão para apreciar a matéria.  A convocação foi assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, em cumprimento à determinação do ministro André Mendonça, que mandou o tribunal retomar o processo de escolha com a lista sêxtupla original encaminhada pela OAB-MA.

A sessão irá ocorrer às 9h e reunirá os desembargadores do Tribunal Pleno para a escolha dos três candidatos que seguirão para a etapa final do processo.

SSP realiza operação contra cobrança abusiva de vagas de estacionamento no São João

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) iniciou, neste sábado (6), a Operação Vaga Livre, ação integrada das Polícias Civil e Militar voltada à prevenção e ao combate de práticas abusivas relacionadas à cobrança irregular por vagas de estacionamento nos arredores dos principais arraiais de São Luís.

A operação será desenvolvida durante todo o período junino e tem como objetivo garantir mais segurança, organização e tranquilidade para maranhenses e turistas que participam da programação do São João do Maranhão 2026.

As equipes atuarão de forma preventiva e ostensiva nos entornos dos arraiais, realizando orientações, abordagens, fiscalização e registro de ocorrências. Em situações que configurem infrações penais ou outras irregularidades, serão adotadas as medidas cabíveis pela autoridade policial.

Nas abordagens, a Operação Vaga Livre conta com o emprego de tecnologia para ampliar a capacidade de fiscalização e identificação de irregularidades. Durante as oitivas, as equipes conseguem realizar consultas em tempo real aos bancos de dados da Segurança Pública por meio de ferramentas de identificação utilizadas pela Polícia Civil, verificando a existência de mandados de prisão em aberto, registros policiais, restrições judiciais e outras ocorrências de interesse policial.

A secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, destacou que a iniciativa amplia a presença das forças de segurança para além dos espaços onde ocorrem as apresentações culturais.

“A segurança da população começa antes mesmo da entrada nos arraiais. A Vaga Livre fortalece nossa atuação nos acessos e áreas de circulação, garantindo mais tranquilidade para quem vai prestigiar o São João do Maranhão. Estamos unindo presença policial, inteligência e tecnologia para ampliar a proteção da população e assegurar que os festejos transcorram com organização e segurança”, afirmou.

Coordenadora da Operação São João 2026 da Polícia Civil do Maranhão, a delegada Adriana Amarante ressaltou que a atuação busca proteger o cidadão sem prejudicar trabalhadores que exercem suas atividades de forma regular.

“A operação tem caráter preventivo e busca garantir que a atuação dessas pessoas ocorra dentro dos limites da legalidade e do respeito ao cidadão. Nosso objetivo não é proibir o trabalho de quem busca seu sustento de forma honesta, mas impedir que indivíduos se aproveitem dessa atividade para praticar crimes, constranger frequentadores ou cometer abusos que acabam prejudicando a imagem dos trabalhadores que atuam corretamente”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Wallace Amorim, enfatizou a importância da presença ostensiva e da integração entre as forças de segurança.

“A Polícia Militar está presente em toda a operação, reforçando o policiamento preventivo e a segurança nos acessos aos arraiais. O trabalho integrado permite ampliar a capacidade de resposta e garantir que a população possa aproveitar os festejos com tranquilidade, desde a chegada até o retorno para casa”, ressaltou.

Como braço operacional da Operação São João Seguro 2026, a Operação Vaga Livre reforça a atuação das forças de segurança nos entornos dos arraiais, ampliando a proteção dos frequentadores e contribuindo para a organização dos espaços que recebem a programação junina.

São João Seguro 

A Operação São João Seguro 2026 reúne Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, Centro Tático Aéreo (CTA), Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) em uma atuação integrada voltada à segurança dos festejos juninos em todo o Maranhão.

A operação conta com reforço de efetivo, viaturas, motocicletas, videomonitoramento, reconhecimento facial, drones, atendimento pericial, ações preventivas e monitoramento em tempo real dos principais arraiais, garantindo mais segurança para maranhenses e turistas durante todo o período junino.

Brandão crava vaga de Weverton e segunda do União Progressista para o Senado

Está fechada a questão com relação às vagas de Senado na chapa do pré-candidato ao governo Orleans Brandão (MDB). Durante o ato de pré-campanha de Orleans na cidade de Peritoró, o governador disse que a chapa oficial com o nome do segundo candidato a senador e candidato a vice será anunciada na semana que inicia hoje (7).

O governador deu alguns indicativos ao afirmar que a escolha precisa ser feita com cautela e que o grupo busca um nome alinhado ao projeto governista. “Nós precisamos de um senador que seja leal ao nosso projeto, um senador que seja parceiro e amigo, que seja aliado do nosso grupo”.

Como a Federação tem apenas dois postulantes à vaga – os deputados federais Pedro Lucas Fernandes e André Fufuca – e o ex-ministro dos esportes flertou com Eduardo Braide, tem ligações com o dinismo, parece que está ficando claro que o candidato será Pedro Lucas, que estava no evento e fez um discurso incisivo.

Eliziane recebe apoio do prefeito de Balsas, Alan da Marissol

Em visita à cidade de Balsas neste sábado 6), a senadora Eliziane Gama anunciou novos investimentos para o município e reforçou a parceria com a gestão do prefeito Alan da Marisol. Durante agenda na cidade, a parlamentar destacou a importância estratégica de Balsas para o desenvolvimento do Maranhão e reafirmou seu compromisso de continuar destinando recursos para obras e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

Ao lado da senadora, o prefeito Alan da Marisol agradeceu o apoio recebido e ressaltou a importância da parceria para ampliar os investimentos no município.

“Vamos trabalhar cada vez mais para que juntos possamos melhorar a qualidade de vida do povo balsense. Muito obrigado pelo seu apoio, senadora Eliziane”, afirmou o prefeito.

A senadora Eliziane Gama agradeceu a confiança e reforçou o compromisso de seguir atuando em favor de Balsas e de toda a região.

“Obrigada pelo seu apoio nesse nosso projeto, prefeito Alan. Estamos juntos para ajudar cada vez mais Balsas, sigo trabalhando para trazer mais investimentos”, declarou Eliziane.

A parceria entre Eliziane e a Prefeitura de Balsas tem contribuído para a viabilização de recursos em áreas estratégicas, especialmente infraestrutura, saúde e serviços públicos. Considerada uma das cidades mais importantes do Maranhão, Balsas desempenha papel fundamental na economia estadual e concentra grande parte da produção agrícola da região sul.

Lima Campos – Orleans Brandão amplia alianças políticas e fortalece base de apoio no Médio Mearim

Em novas reuniões com lideranças políticas e a população do Médio Mearim, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), esteve em Lima Campos na noite de quinta-feira (4), onde foi recebido pelo prefeito Jailson Alves, vereadores, lideranças regionais e a comunidade em geral. O encontro reforçou as alianças construídas e consolidou novas parcerias em torno de sua pré-candidatura.

“É uma alegria muito grande estar mais uma vez em Lima Campos, uma cidade onde posso andar de cabeça erguida, assim como nos demais municípios do Maranhão, porque tive a oportunidade de contribuir para que importantes obras e benefícios chegassem à população. Quando estive à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, aprendi que o verdadeiro municipalismo se faz ouvindo as demandas de cada cidade e buscando soluções concretas para melhorar a vida das pessoas. E os resultados estão presentes nos 217 municípios maranhenses, todos contemplados com obras, serviços e ações que ajudamos a tirar do papel”, afirmou Orleans Brandão.

Durante o encontro, Orleans ressaltou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas e destacou que Lima Campos está recebendo investimentos importantes articulados durante sua passagem pelo órgão, entre eles a implantação de uma Escola Militar e de uma unidade do Viva/Procon, demandas apresentadas pela gestão municipal e atendidas pelo Governo do Estado.

“São serviços assim que conseguimos ajudar a planejar e executar. Ações como o Maranhão Livre da Fome e o Educação de Verdade, por exemplo. Além disso, com muito trabalho, ajudamos o Maranhão a alcançar a segunda posição nacional em solidez fiscal, ampliando a capacidade de atrair investimentos e de firmar parcerias para o desenvolvimento do estado. O Maranhão também avançou dez posições nos indicadores de gestão pública, mostrando que é possível fazer uma administração eficiente e voltada para resultados. Tudo isso me dá a convicção de que ainda podemos fazer muito mais pelo nosso estado”, assegurou.

O prefeito de Lima Campos, Jailson Alves, deu as boas-vindas a Orleans e destacou o bom diálogo que mantiveram nos últimos anos em prol do município. Ele reiterou sua confiança no trabalho desenvolvido por Orleans ao longo dos últimos anos.

“Não tenho dúvidas de que Orleans reúne as qualidades necessárias para continuar ajudando os municípios maranhenses. Nossa gestão está sempre em busca do melhor para Lima Campos e eu fiz questão de recebê-lo aqui, ao lado de tantas lideranças e amigos, para reafirmar a confiança que temos em seus propósitos. Confiamos na sua capacidade de diálogo, no seu trabalho e no compromisso que tem demonstrado com Lima Campos e com todo o Maranhão”, declarou.

Jailson afirmou ainda que Lima Campos é uma cidade administrada ouvindo as pessoas, assim como foi a gestão de Orleans Brandão na Secretaria. “É assim que conduzimos nossa gestão, porque entendemos que a política é a arte de unir pessoas em torno de objetivos comuns. Aqui, respeitamos cada cidadão, ouvimos seus anseios e trabalhamos diariamente para transformar as demandas da população em ações concretas. Só faz sentido fazer política se for ao lado do povo e de lideranças que tenham compromisso verdadeiro com o desenvolvimento da nossa cidade, como sei que o Orleans Brandão é”, ressaltou o prefeito.

Lideranças

Os encontros em Lima Campos reforçam o crescimento de sua pré-candidatura no Médio Mearim e amplia a frente de apoio que vem sendo formada no município. Na cidade, ele também se encontrou com Léo Fontes, uma das mais fortes lideranças políticas da região. Durante a reunião, Fontes destacou a parceria construída com Orleans ao longo dos últimos.

“Orleans sempre foi um parceiro presente de Lima Campos. Tenho gratidão por tudo o que ele ajudou a trazer para o nosso município, quando esteve na Secretaria de Assuntos Municipalista. Aqui tivemos seu apoio em inúmeros momentos. Nas ações da Semana Santa, por exemplo, para que pudéssemos levar alimento à população. Também esteve ao nosso lado em situações difíceis na área da saúde, ajudando famílias que precisavam de atendimento urgente. É por tudo isso que quero agradecer essa parceria e reafirmar nossa confiança no trabalho de Orleans Brandão”, afirmou Léo Fontes.

Presente às reuniões em Lima Campos, o ex-secretário de Estado do Planejamento e pré-candidato a deputado federal, Vinícius Ferro, falou sobre os resultados alcançados pelo Maranhão nos últimos anos e defendeu a continuidade do modelo de gestão municipalista.

“Hoje temos o retrato de um governo realmente municipalista, que valoriza as cidades e trabalha com planejamento e eficiência. Por isso, o Maranhão vem avançando nos indicadores sociais e econômicos, batendo recordes na geração de emprego e renda e atraindo novos investimentos. Esses resultados são fruto de uma gestão responsável, que garante segurança para investir e criar oportunidades para a população”, afirmou.

Silvana Noely apresenta provas de tentativa do PSD para que fosse candidata laranja

A ex-vereadora de São Luís Silvana Noely divulgou um trecho do áudio da conversa com o suplente de deputado estadual Júnior Vieira, no qual ele fez a proposta para que ela se tornasse candidata laranja do PSD nas eleições deste ano. No áudio, Vieira oferece R$ 700 mil e um mensalinho de R$ 10 mil para que ela se filiasse ae concorresse a deputada federal pelo partido.

A denúncia foi feita na última terça-feira (2) e foi contestada na quarta-feira (3) por Júnior Vieira quando ele estava tomando posse no mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa. O ex-secretário de Assistência Social de São Luís afirmou que não se lembrava sobre como foi sua conversa com Silvana nem quando tinha ocorrido.

Após a resposta, SIlva divulgou trecho da conversa. Ela afirmou que já possui ata notarial e todas as provas da veracidade da conversa, que ocorreu no dia 4 de abril, último dia da janela partidária, quando ocorreu a proposta ondecorosa.

No trecho divulgado, Vieira afirma: “Vou fazer mais outras coisas. Então assim, conseguir montar uma estrutura pra ti boa, coisa que eu não montei pra ninguém lá [PSD]. Tô botando 700 mil para tu filiar agora, 10 mil, em abril, maio e junho, o que 30 mil pra tu rodar e o compromissos de me ajudar”.

Agora, PSD e Júnior Vieira estão em situação complicada para as eleições deste ano.