São Mateus do Maranhão entra em contagem regressiva: AgroSamas 2026 começa em 4 dias

O clima no campo é de preparação máxima e o ritmo de trabalho está acelerado. Faltam apenas quatro dias para o início da AgroSamas 2026, a feira que vai transformar São Mateus do Maranhão no epicentro tecnológico do agronegócio maranhense.

Entre os dias 4 e 6 de junho, o Espaço AgroSamas, às margens da BR-135, abrirá as portas para o futuro da produção rural. Com a infraestrutura já sendo montada, a expectativa é de recorde na circulação de visitantes e em volume de negócios.
A Capital do Arroz do Maranhão se prepara para o maior palco da sua história O município que é referência na rizicultura no Maranhão está pronto para consolidar seu título de Capital do Arroz. Sob o tema “A força do arroz que alimenta o Maranhão”, a feira não é apenas um encontro comercial, mas a vitrine que apresenta ao estado a resiliência e a inovação de quem trabalha a terra com profissionalismo.

O que esperar do evento:

* Tecnologia de Ponta: Lançamentos em máquinas, equipamentos e implementos agrícolas que prometem elevar a produtividade a um novo patamar.
* Conexões Estratégicas: O ponto de encontro ideal para produtores, investidores e as maiores marcas do setor.
* Aquecimento Econômico: Hotéis, restaurantes e todo o comércio local já se movimentam para receber visitantes de todas as partes do estado, em uma demonstração da força da nossa economia.
Para o prefeito Miltinho Aragão, o evento é o resultado de uma trajetória de trabalho focado no produtor. “A AgroSamas 2026 não é apenas um evento, é o reflexo da nossa gente. Somos a Capital do Arroz e estamos prontos para mostrar a todo o Maranhão a nossa capacidade de crescer, inovar e realizar. Faltam quatro dias para o nosso grande encontro,” afirma.

A estrutura está sendo montada para garantir conforto, logística eficiente e, principalmente, oportunidades únicas para o seu negócio. Seja você um produtor de pequeno, médio ou grande porte, a AgroSamas 2026 é o lugar onde o futuro do agro acontece.

SERVIÇO:

* Evento: AgroSamas 2026
* Data: 04, 05 e 06 de junho (Contagem regressiva: 4 dias!)
* Local: Espaço AgroSamas (Às margens da BR-135), São Mateus do Maranhão.
* Realização: Prefeitura de São Mateus do Maranhão, Sindicato dos Produtores Rurais de São Mateus, Sebrae, Senar e Governo do Estado.

Governo aciona TJMA para reverter liminar que suspendeu empréstimo

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) protocolou, nesta quarta-feira (28) um pedido de suspensão da liminar que bloqueou a contratação de um empréstimo de R$ 1,3 bilhão pelo Governo do Maranhão junto ao Banco do Brasil. A solicitação foi encaminhada ao presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e sustenta que a decisão judicial provoca “grave lesão à ordem pública e à economia pública”.

O pedido foi apresentado no âmbito da ação popular movida pelo advogado Rodrigo Lago, que questiona a legalidade da nova operação de crédito autorizada pela Lei Estadual nº 12.874/2026. A Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís concedeu tutela de urgência determinando a suspensão imediata de qualquer procedimento relacionado ao empréstimo, além de impedir eventual liberação ou utilização dos recursos.

Na petição, assinada pelos procuradores Rennan da Fonseca Melo, Victor Paiva Gomes Marques do Rosário e Denilson Souza dos Reis Almeida, a PGE afirma que a liminar interfere diretamente na execução de políticas públicas de infraestrutura e compromete obras rodoviárias em andamento no estado.

O Estado argumenta que a contratação do financiamento observou autorização legislativa, exigências fiscais e regras orçamentárias, além de prever aplicação exclusiva em despesas de capital. A Procuradoria também rebate a tese apresentada na ação popular de que o novo empréstimo seria uma tentativa de substituir um contrato anterior marcado por irregularidades.

A petição detalha ainda a execução financeira da operação anterior. De acordo com a Procuradoria, o Estado recebeu R$ 665.067.925,53 em junho de 2025. Com os rendimentos bancários, o montante chegou a R$ 689.166.571,12 até maio de 2026. Desse total, R$ 686.345.164,66 teriam sido aplicados em despesas de capital vinculadas às finalidades previstas em lei.

Viúva de Jackson Lago fortalece construção do plano de governo de Orleans

Clay Lago comandou Encontrou que discutiu políticas para as mulheres no Plano de governo de Orleans

O segundo “Encontro Mulheres com Orleans Brandão”, liderado pela médica, militante política e social Clay Lago, viúva do ex-governador Jackson Lago, reuniu, na noite da última terça-feira (26), lideranças de diferentes segmentos sociais comprometidas com a luta por mais espaço, valorização e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Maranhão. O grupo, que apoia a pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Estado, tem como objetivo discutir ideias, projetos e propostas para contribuir com a construção do plano de governo do emedebista.

No encontro, ao declarar apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, Clay Lago destacou a importância do diálogo e da postura municipalista adotada pelo grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão. Ela relembrou o legado do ex-governador Jackson Lago, ressaltando a identificação com a forma de governar voltada para o fortalecimento dos municípios e a escuta da população.

“É um momento muito importante, porque um projeto de governo não surge de uma hora para outra e sem diálogo. O que foi essencial para eu apoiar a pré-candidatura de Orleans foi avaliar a postura municipalista do atual governo. Eu e o governador Jackson Lago sempre fomos grandes defensores do municipalismo e pautamos todo o nosso trabalho dialogando com as pessoas, assim como faz o governo Brandão. E eu estou aqui para colaborar, juntamente com todas essas mulheres, com a certeza de que Orleans fará um governo nesse mesmo estilo municipalista, que nós estamos habituados a fazer e ajudamos a construir durante toda a nossa vida pública”, ressaltou Clay Lago.

A presidente estadual do Movimento de Mulheres do PDT, também representando o Médio Mearim no evento, Kariadina Maia, destacou a relevância da participação feminina na construção de políticas públicas, como o grupo vem fazendo a cada encontro.

“Nesta reunião, temos mulheres de sindicatos, mulheres de diversas comunidades, que atuam em várias áreas e lutam juntas para que possamos ter mais políticas públicas que fortaleçam o nosso trabalho no dia a dia e ampliem a nossa participação. Estar aqui hoje, participando deste momento coletivo de apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, representa muito para nós mulheres, porque não é qualquer homem que recebe esse apoio feminino. Mas nós acreditamos que ele está preparado para fortalecer todas as políticas de gênero que o Maranhão já conquistou e garantir ainda mais avanços. A partir deste momento, teremos outras grandes oportunidades para apresentar nossas contribuições ao seu plano de governo”, acrescentou.

Avanços

A secretária de Estado da Mulher, Antonieta Lago, ressaltou os avanços conquistados pelo Governo do Maranhão nas políticas públicas voltadas às mulheres e destacou a confiança na pré-candidatura de Orleans Brandão para ampliar ainda mais essas ações em todo o estado.

“É uma noite muito especial. Este já é o nosso segundo encontro, de um grupo formado para fortalecer ainda mais a política das mulheres no Maranhão. O Governo Brandão já avançou muito nessa área, com importantes políticas implementadas, como a expansão de programas voltados ao empreendedorismo feminino, à autonomia econômica e financeira das mulheres, além da ampliação da Carreta da Mulher, que passou de uma para três unidades”, pontuou.

A secretária acrescentou ainda que também houve avanços nos programas de enfrentamento à violência doméstica, com a implantação de várias Patrulhas Maria da Penha em diversos municípios.

“E nós lutamos para expandir ainda mais essas iniciativas, apoiando o nosso pré-candidato Orleans Brandão, que sempre foi sensível à pauta das mulheres, abraçando nossas ideias como um eixo importante do governo. E, como sempre dizemos: quando uma mulher é contemplada, ela reverbera isso para toda a sua comunidade”, frisou.

Já Margareth Silva Reis, coordenadora de Articulação Política do grupo, destacou a união de diferentes segmentos femininos em torno da construção de propostas voltadas ao fortalecimento de iniciativas para as mulheres no Maranhão. Ela reafirmou o apoio ao projeto político liderado por Orleans Brandão.

“Reunimos aqui representantes de diversos movimentos que sempre lutaram por políticas públicas para as mulheres no estado, desde o governo Jackson Lago, quando começamos a atuar mais fortemente nessa pauta. Apoiamos as políticas desenvolvidas pelo governador Brandão e, agora, estamos com o pré-candidato Orleans Brandão nessa caminhada, realizando diversos encontros para que nós, mulheres, possamos definir projetos e ações para apresentarmos a ele e contribuirmos com a construção do seu plano de governo”, afirmou.

Paulo Marinho Júnior foi o único maranhense contra o fim da escala 6 x 1

O fim da escala 6 x 1 passou de maneira acachapante na Câmara dos deputados. Com apenas 22 votos contrários, só un deputado do Maranhão, inclusive o único do Nordeste, que votou contra, foi o deputado de Caxias Paulo Marinho Júnior (PL).

Os 18 deputados da bancada maranhense participaram da votação e não houve nenhuma abstenção. Os deputados da direita e da esquerda votaram a favor da medida.

Paulo Marinho Júnior, que votou contra a PEC, é representante de Caxias e região. Ele é suplente e está no exercício do mandato com a licença de Josimar de Maranhãozinho. Atualmente, é o principal apoiador do pré-candidato a governador Eduardo Braide na região Leste do Maranhão.

Câmara aprova fim da escala 6×1 com jornada máxima de 40 horas

Discussão e Votação de propostas legislativas. Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS - PB)

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da PEC que acaba com a escala 6X1 (um dia de descanso e 44 horas semanais) e fixa jornada semanal de 40 horas.

A PEC aprovada em 1º turno contou com 472 votos a favor e 22 contra. A proposta será votada em seguida em segundo turno.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/19 estabelece jornada de trabalho de 40 horas semanais em cinco dias com dois de descanso. Segundo o substitutivo do deputado Leo Prates (Republicanos-BA), haverá uma transição e leis específicas para tratar de algumas carreiras.

A PEC é do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), cujo texto original previa jornada de 36 horas, e com ela tramita em conjunto a PEC 8/25, da deputada Érika Hilton (Psol-SP), de igual jornada em quatro dias.

Segundo o texto, a redução da carga horária semanal será sem redução de salários e haverá uma transição para chegar às 40 horas.

Depois de dois meses da publicação da futura emenda constitucional, já valerão os dois dias de descanso remunerado por semana, um dos quais preferencialmente aos domingos.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Raimundo Penha dialoga com Semed por melhorias das escolas de São Luís

O vereador Raimundo Penha e lideranças comunitárias estiveram reunidos nesta quarta-feira (27) com a secretária municipal de Educação, Caroline Marques, para tratar de melhorias na infraestrutura de escolas nos bairros São Bernardo e Vila Brasil.

Em pauta também a necessidade de construção de uma creche que atenda as crianças daquela região.

Antiga reivindicação da comunidade escolar defendida pelo vereador junto à Semed, a reforma geral da UEB Ana Lúcia Chaves Fecury foi um dos assuntos da reunião. Penha ressaltou que a unidade já passou por algumas melhorias pontuais, mas necessita de uma ampla reestruturação. Durante a reunião, a secretária informou que a intervenção está em fase de projeto e avaliará quais intervenções emergenciais poderão ser executadas já no mês de julho.

Outro tema debatido foi a construção de uma creche que deverá atender moradores dos bairros São Bernardo, Vila Brasil, Parque dos Sabiás, Jardim São Cristóvão e Forquilha. De acordo com a secretária, já está sendo realizado um mapeamento de áreas, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, para viabilizar a construção da unidade. Alguns terrenos já foram identificados e passarão por análise técnica para verificar a viabilidade da obra.

O vereador Raimundo Penha também solicitou melhorias para o anexo da UEB Emir Justino, reforçando a necessidade de investimentos na estrutura das unidades de ensino da região.

“Dialogamos sobre melhorias para da rede educacional da nossa cidade. Na próxima semana, será realizada uma visita às escolas junto com a equipe da SEMED, e também iremos às demais unidades para verificar suas necessidades. Seguimos dialogando e buscando soluções para garantir mais qualidade na educação”, destacou o vereador.

Também participaram da reunião Jhon, liderança da Vila Brasil, e Fátima Marinho, liderança comunitária do São Bernardo.

Pesquisa INOP confirma disputa acirrada entre Orleans e Braide

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo instituto INOP contratada pelo Jornal Pequeno é mais que aponta para uma disputa acirrada pelo governo do estado com empate técnico. Nesta, a vantagem numérica é do ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), no levantamento estimulado. Segundo os dados, o emedebista aparece com 40,38% das intenções de voto, enquanto o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), registra 40,27%.

O terceiro colocado é Lahesio Bonfim (Novo), com 9,04%, Felipe Camarão (PT), com 4,95%, e André Luis, com 0,37%. Os votos nulos somam 0,86%, enquanto 4,13% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder.

No cenário espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Eduardo Braide surge numericamente à frente, com 29,32%, seguido por Orleans Brandão, com 27,45%, mantendo o quadro de empate técnico dentro da margem de erro. Lahesio Bonfim aparece com 6,11% e Felipe Camarão com 2,81%. O senador Weverton Rocha (PDT) foi citado por 0,04% dos entrevistados. Já o percentual de indecisos chegou a 34,27%.

A pesquisa INOP/Jornal Pequeno está registrada sob o protocolo MA-09910/2026. O levantamento ouviu 2.667 eleitores entre os dias 18 e 26 de maio de 2026. A margem de erro é de 2,98 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Orleans Brandão dialoga com moradores da Madre Deus e reafirma compromisso com desenvolvimento de São Luís

O pré-candidato a governador Orleans Brandão pediu a confiança da população de São Luís em seu trabalho e na sua capacidade de dialogar para construir soluções ao participar de mais um forte encontro de lideranças realizado na capital maranhense, na noite desta terça-feira (26), no bairro da Madre Deus. O entusiasmo com que ele foi recebido no evento que reuniu cerca de três mil pessoas, organizado pelo suplente de vereador Álvaro Pires, mostra o crescimento da sua pré-candidatura também em São Luís.

“Por onde tenho andado em São Luís, é o mesmo carinho. E garanto a vocês que a minha juventude, criticada pelos meus adversários, serviu de combustível para que nos últimos quatro anos eu percorresse todos os 217 municípios do Maranhão, para conhecer de perto as necessidades da população, ouvindo as pessoas e ajudando a construir obras e programas históricos que estão desenvolvendo nosso estado. Já fizemos muito e sei que podemos fazer muito. Esse é o meu compromisso: dar continuidade a esse grande governo e continuar avançando”, enfatizou Orleans Brandão no encontro, que contou também com a participação do deputado federal Júnior Lourenço.

Falando para representantes de dezenas de bairros de São Luís, Orleans Brandão mais uma vez citou importantes obras e programas que ajudou a construir, como secretário de Assuntos Municipalistas, entre eles o programa Maranhão Livre da Fome, a expansão da rede de hemodiálise, o programa Educação de Verdade, a duplicação da Litorânea, a construção da avenida Metropolitana, o entreposto pesqueiro e o terminal da Baixada. E assumiu o compromisso de avançar em questões prioritárias, como a mobilidade urbana e o transporte coletivo da capital.

“E é importante dizer que não se faz sozinho, por isso hoje estou aqui com o amigo Álvaro Pires, uma grande liderança de São Luís, que cuida das pessoas e acredita no meu trabalho. Eu gosto dos vereadores, porque eles trabalham pela população e têm nos ajudado a resolver os problemas das comunidades. E é assim que vamos seguir, com diálogo e trabalho por todo o Maranhão”, finalizou ele.

Ao apresentar Orleans Brandão como seu pré-candidato a governador, Álvaro Pires conclamou todas as lideranças a mostrarem a suas famílias, vizinhos e amigos que quem tem trabalho e está preparado para governar o Maranhão é Orleans Brandão. “É ele quem vai nos ajudar a resolver os problemas de São Luís, quem estará junto comigo quando eu buscar melhorias para suas comunidades. Por isso, todos nós hoje abraçamos a sua pré-candidatura”, concluiu ele.

Duarte tentou levar a nominata do partido Novo para o Avante no final da janela

Durante o final da semana passada, durante um evento em Imperatriz, o deputado federal Duarte Júnior contou parte da história de sua tentativa de filiar ao partido Novo. Ele afirmou que não se filiar pelo pedido do partido partido para que se assinasse um documento se comprometendo em votar de acordo com o partido. Vamos à história real da reta final de filiação de Duarte.

Como Duarte contou, de fato, ele estava fechado e iria se filiar ao partido Novo depois do revés no União Brasil. Ele afirma que só não se filiou à legenda porque exisitia um compromisso para que assinasse o tal documento garantindo que votaria com a legenda.

Não foi exatamente assim. Duarte iria se filiar ao Novo mesmo com as diretrizes do partido, que não são novidade. A agremiação publicamente tem diretrizes bem estabelecidas, tanto que expulsou o deputado estadual Wellington do Curso depois de descumprir as regras internas.

O que ocorreu foi que o próprio partido negou a filiação percebendo que Duarte não iria seguir as diretrizes quando fosse eleito. Aí, na última hora, Duarte conseguiu o partido Avante, aos trancos e barrancos e sem candidatos que tivessem votos suficientes para garantir sua reeleição.

Então, o deputado ficou desesperado e, já sabendo dos nomes que estavam no Novo e que, seriam suficientes para garantir sua eleição, começou a ligar para todos os pré-candidatos do partido para que se filiassem ao Avante nas útltimas horas para o final do prazo de filiações, oferecendo mundos e fundos para garantir “buchas”. Mas todos preferiram ficar na legenda do pré-candidato ao governo Lahésio Bonfim.

Desta forma, o deputado federal chegou a este impasse que impossibilitou sua reeleição e agora ele se lança pré-candidato ao Senado avulso.

Orleans bateu o pé para manter a chapa com União Progressista e PDT

Os movimentos em torno da pré-candidatura de Roseana Sarney (MDB) ao senado foram muito intensos na semana passada. A cúpula nacional do MDB reuniu em Brasília com o governador Carlos Brandão, o pré-candidato Orleans Brandão, a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, e expôs a questão do desejo de colocar Roseana como candidata na chapa.

Porém, apesar de Carlos Brandão parecer mais disposto a ceder e tentar encontrar outra solução para Weverton Rocha (PDT) ou para um dos dois postulantes da Federação União Progressista – Pedro Lucas (União) e André Fufuca (PP) – foi uma decisão do próprio Orleans que arrefeceu a movimentação.

O pré-candidato ao governo afirmou aos membros da cúpula do MDB que não quer desfazer o acordo e quer a chapa com Weverton e o representante da Federação, colocando suas razões para considerar que a chapa com Roseana daria mais discurso para a oposição contra seu grupo. A posição de Orleans foi fundamental para que a situação seja arrefecida e logo na sequência fosse feito o ato oficializando a pré-candidatura de Weverton ao Senado.

Mas a pressão de Fernando Sarney, que deseja ser o primeiro suplente da irmã, e do ex-presidente José Sarney, é grande. Eles ainda tentam colocar a ex-governadora na chapa.