A Prefeitura de São Luís promove nesta segunda-feira (28) curso de Piscicultura para estudantes da rede municipal de ensino da escola Casa das Águas Benedito Pereira, na comunidade do Taim. A capacitação tem carga horária de 160 horas e beneficiará 20 estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e mais dez pessoas da comunidade.
“Nosso compromisso é com a formação de cidadãos e cidadãs, a partir de uma educação que contribui com a construção de bons profissionais, que terão espaço no mercado de trabalho. Estamos trabalhando para ver a educação da nossa cidade alcançar mais pessoas e continuar avançando”, declarou o prefeito Edivaldo Jr.
O curso é fruto de uma parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MA) e integra o rol de capacitações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
“As atividades realizadas na escola Casa das Águas servem para empoderar nossos jovens e adultos das comunidades rurais, porque permitem compartilhar conhecimentos de uma atividade inerente à rotina desses jovens e adultos, como é o caso da pesca, e também porque servem de estímulo ao empreendedorismo”, avaliou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.
Para a superintendente da área de educação de Jovens e Adultos da Semed, Áurea Borges, a oportunidade servirá para confrontar o saber teórico e o saber empírico. “Os nossos estudantes naquela comunidade já são trabalhadores na área da pesca. A partir do curso, eles poderão ter mais qualidade no trabalho, além de refletir sobre suas ações com os pescados e o que se pode fazer sem agredir o meio ambiente” explicou.
(Com informações da Secom)
Excelente iniciativa, pois quanto mais conhecimento melhor para nós jovens, é muito bem vida essa capacitação. Tenho só agradecer as melhoriaas e avanços que o prefeito e o professor Geraldo tem nos trago, não somente para nós do EJA, mas sim, para toda rede de educação municipal de São Luís, isso nos dá esperança de uma sociedade melhor, educação é base!!!
É assim que tem que ser. Ensino alinhado com oportunidade de aperfeiçoamento profissional chegando a todos, ainda mais em áreas como essa, que já desenvolve esse tipo de trabalho. Bom ver que a prefeitura está preocupada e disposta em levar conhecimento técnico a todos, independente de onde moram. Tenho certeza de que será bem aproveitado por eles o curso!!!
Quanto mais incentivo pra educação melhor e a prefeitura tá sabendo fazer isso muito bem sem excluir nenhuma área da cidade. Excelente gestão.
Já diz o ditado: “Dê um peixe a um homem que ele se alimentará por um dia, ensine-o pesca que ele se alimentará por toda a vida.” é bem melhor ensinar uma profissão para os jovens do que fircar oferencendo um monte de bolsa (bolsa-família, bolsa-gá, bolsa-não-sei-o-que), desta forma ainda estarão gerando renda para a cidade. Boa iniciativa da prefeitura.