A Coligação Todos pelo Maranhão, que tem como candidato ao governo do estado, Flávio Dino (PCdoB), se posicionou oficialmente sobre a participação de Flávio no debate da TV Difusora. Veja a nota:
QUEREMOS DEBATES DEMOCRÁTICOS
Em nome da coligação “Todos pelo Maranhão”, que tem como candidato a governador Flávio Dino, assim nos manifestamos sobre o desejo da TV Difusora em realizar um debate entre os candidatos ao Governo do Estado:
1 – O candidato Flávio Dino já compareceu aos debates promovidos pela TV Guará e pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís, ambos ocorridos nos últimos dias, de acordo com regras claras e democráticas.
2 – Em relação ao debate proposto pela TV Difusora, lembramos que a emissora é de propriedade do candidato Edinho Lobão, exatamente um dos postulantes ao cargo ao Governo do Estado. Apesar disso, Flávio Dino tem manifestado interesse em participar do debate, desde que seja garantido o tratamento igualitário entre os candidatos. Além disso, a nossa Coligação tem requerido a aplicação de regras que retirem ou amenizem o poder de influência do proprietário da empresa em seu próprio proveito – já que isso seria ilegal, imoral e antidemocrático.
3 – Neste passo, REITERAMOS que defendemos que seja permitida a participação de todos os seis (06) candidatos legitimamente registrados na Justiça Eleitoral para a disputa do Governo do Estado. Até o momento, a TV Difusora deseja excluir TRÊS candidatos, sem nenhuma razão para isso.
4 – Além disso, para que o debate seja realmente um momento democrático, é necessário que todos tenham os mesmos direitos. Em reunião realizada no dia 31 de julho, a TV Difusora informou que a comissão julgadora dos direitos de resposta será formada por advogados da empresa, ou seja, por empregados do candidato Edinho Lobão – o que constitui um evidente DISPARATE.
5 – Sobre essa questão relativa à concessão de Direitos de Resposta, a nossa ColigaçãoREITERA o pedido de que seja constituída uma comissão de três advogados indicados pela OAB – entidade de representação de todos os advogados e com autonomia para tal incumbência.
6 – Para a nossa surpresa, tal pedido não foi acatado pela emissora, conforme informado pelo Sr. Gilmar Correa a esta coligação, em e-mail enviado na última quinta-feira (21 de agosto). A direção da empresa do candidato Edinho Lobão respondeu que os pedidos de Direito de Resposta serão apreciados pelo advogado César Freitas. Isto é, essa questão crucial será decidida exatamente por um dos advogados constituídos para a defesa do candidato Edinho Lobão perante a Justiça Eleitoral, algo certamente inédito e inusitado.
7 – Finalmente, tendo em vista episódios de ameaças de atos violentos no debate realizado pela TV Guará, envolvendo assessores diretos do candidato Edinho Lobão (proprietário da TV Difusora), a coligação “Todos pelo Maranhão” requereu também informações sobre a segurança dos participantes do evento. A direção da emissora até aqui nada garantiu sobre isso, o que é mais grave considerando as características do acesso à emissora, por uma rua estreita e sem saída.
8 – Diante deste cenário, a coligação “Todos pelo Maranhão” aguarda um posicionamento da TV Difusora no intuito de promover um debate com regras que promovam a igualdade entre os candidatos e garantam a integridade física e moral dos participantes.
Márcio Jerry Saraiva Barroso
Representante legal da coligação “Todos pelo Maranhão”