Os requerimentos dos deputados Marco Aurélio (PCdoB) e Adriano Sarney (PV) já estão com o Executivo estadual, que está levantando as informações sobre as estruturas e funcionamentos dos “Conselhões” da atual gestão e da anterior.
Os requerimentos remetidos pela 1ª secretaria da Assembleia chegaram em dias diferentes. O primeiro, de autoria de Adriano Sarney, pede Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas do Governo. O pedido foi para a secretaria de Transparência e Controle.
Já o pedido de Marco Aurélio, que diz respeito ao Conselho nos anos de 2013 e 2014 foi enviado para a Casa Civil. De lá, estão sendo levantados os dados do Conselhão de Roseana.
Como o levantamento da gestão passada demora mais e haverá o feriadão da Semana Santa, a previsão é que os dados sejam enviados à Assembleia Legislativa na semana seguinte.
O Conselho 2013-2014 permitia até que deputados secretários enviassem representante para receber os Jetons nas reuniões em seus lugares. Também não existia a obrigatoriedade de ser realizada reunião para receber o dinheiro. O Conselho era claramente uma forma de apenas oferecer uma “Bolsa” a ex-prefeitos e aliados políticos.