A Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), contabilizou 14 mil atendimentos durante a primeira etapa do Mutirão ‘Mais IDH’, realizada no período de 9 a 21 deste mês. Na primeira fase o mutirão atendeu nove dos 30 municípios maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): Jenipapo dos Vieiras, Arame, Lagoa Grande, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Santa Filomena, Itaipava do Grajaú, Marajá do Sena e Fernando Falcão.
Durante o período do Mutirão ‘Mais IDH’, a Casa do Cidadão efetivou serviços de emissão de Registro Geral, CPF, carteira de trabalho, alistamento militar, triagem para solicitação do registro de nascimento, além de serviços online no Balcão do Cidadão (emissão de certidões negativas, pesquisa do número de inscrição do trabalhador – NIT, pesquisa de PIS/PASEP, consulta de bolsa família, pesquisa de editais de concursos e inscrições, entre outros).
A procura pelos serviços não se restringiu apenas aos moradores das sedes das cidades visitadas. Foi identificada uma demanda oriunda de municípios vizinhos. No caso do município de Santa Filomena, onde foi instalada uma unidade móvel (caminhão da cidadania), foram realizados 1.343 atendimentos. Em cidades como Itaipava do Grajaú e Fernando Falcão, os serviços permanecerão até o dia 2 de abril, em função das frequentes oscilações do sistema de internet ocasionadas pelo forte índice de chuvas.
Os caminhões que encerraram atendimento no último sábado (21) deslocaram-se para: Rosário, Buriticupu, Cururupu, Imperatriz, Maracaçumé, Codó, Colinas, Formosa da Serra Negra e Grajaú, realizando atendimentos como: emissão de RG, inscrição de CPF e serviços online no Balcão do Cidadão. Os caminhões estarão nos municípios no período de 24 de março a 2 de abril.