Os servidores das Varas da Fazenda Pública de São Luís reclamam da total falta de condições de trabalho por conta da grande demanda que abarrotou o ambiente de trabalho de processos. Segundo denúncia do Sindicato da categoria – SindJus-MA – a falta de mão de obra e a grande demanda de processos causaram colapso nas Varas.
Os armários estão abarrotados. Como não há mais espaço nos armários para os processos, estão espalhados nas salas de audiência, e tantos outros ocupam mesas, cadeiras, e até mesmo o chão. São tantos, que falta espaço para guardá-los.
Na 3º Vara já não é possível transitar com pilhas e mais pilhas de processos no chão. Há processos iniciais de Abril que ainda não foram autuados, segundo o sindicato, por falta de servidores.
Atualmente existem apenas dez Varas da Fazenda Pública criadas, mas apenas oito instaladas, sendo que duas outras varas, a sexta e a sétima, foram criadas desde 2013, mais ainda não funcionam. “Se essas outras duas varas funcionassem, poderíamos redistribuir os processos, fazemos esforço concentrado, mas não é o suficiente para suprir a demanda, pois recebemos todo tipo de ação impetrada contra o Estado e o município”, informou Sandra Regina, técnica judiciária da 5° Vara da Fazenda Pública.