O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSC), denunciou mais um caso de desvio de recursos públicos da secretaria estadual de saúde na gestão do ex-secretário Ricardo Murad. Segundo o deputado, auditoria da secretaria estadual de Transparência e Controle comprovou o pagamento de R$ 4,2 milhões para a construção de hospital de 50 leitos em Rosário, no entanto, efetivamente só foi feito, R$ 591.074,00 em terraplanagem, segundo o deputado em “licitação travada, cheia de irregularidades e pagamentos irregulares”. A execução de 3,2% do objeto contratado.
Rogério lembrou que o desvio causou prejuízos ainda maiores, com o bloqueio dos recursos do BNDES por conta das irregularidades na aplicação. “Esse tipo de procedimento que aconteceu, que não é o único infelizmente, foi no montante de mais de 240 milhões de reais pagos no fim do governo de forma irregular, sem a devida autorização do BNDES. Esses pagamentos, essas irregularidades causaram a paralisação, até pouco tempo, de todas as obras feitas com recursos do BNDES. É importante que se frise esse tipo de irregularidade que ocorreu no hospital de Rosário, deputado Levi, essa é a causa da paralisação por até 15 dias mais ou menos de todas as obras do BNDES, o que causou um prejuízo gigantesco não só à população”, lamentou.
O deputado cobrou uma atuação maior das comissões da Casa para atuar na apuração e punição destas irregularidades.
A auditoria constatou indícios de diversos crimes e atos de improbidade, como licitação dirigida, pagamentos irregulares e superfaturamento.