O PT tem grandes chances de estar no palanque do prefeito Edivaldo em 2016. Hoje, o partido só trabalha com esta possibilidade ou a de candidatura própria, mas o partido carece de nomes. Uma possibilidade muito remota é a volta do secretário de Infraestrutura Bira do Pindaré, para disputar pela legenda.
A saída do PSB da administração e com o PSDB também fora da gestão do prefeito, deixam o PT mais à vontade sem os adversários nacionais da legenda. A filiação de Edivaldo ao PDT, aliado da presidente Dilma, colocou os petistas ainda mais próximos
Nesta perspectiva, o partido, pelo tamanho no cenário nacional, quer indicar o vice na chapa do prefeito. E o nome do vereador Honorato Fernandes, com trânsito em todas as Alas do partido, aparece como consenso. Dentro do partido, o nome já é discutido abertamente.
Honorato deixou a liderança do Governo Edivaldo em março do ano passado chateado com o prefeito. Mas se reaproximou de Edivaldo e está novamente muito entrosado com o chefe do Executivo.
Mas o PCdoB já tinha a prerrogativa de indicar o vice do atual prefeito de São Luís. E os dois devem disputar a indicação.