Matrículas dos alunos aprovados no Iema vão até sexta-feira

biraEstão abertas desde a segunda-feira (18) as matrículas para os candidatos classificados aos Cursos da Educação Profissional Técnica na Forma Integrada ao Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). As inscrições devem ser efetuadas pelos representantes legais dos candidatos até o dia 22 de janeiro nas Unidades Plenas para a qual o aluno concorre a uma das vagas, – São Luís, Bacabeira ou Pindaré-Mirim.

“Estamos iniciando o processo de matrícula dos alunos para as primeiras unidades que serão inauguradas em fevereiro. Os Iemas vêm com o intuito de ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio no Estado. O estudante devidamente matriculado nesses institutos concluirá simultaneamente uma habilitação profissional Técnica e o Ensino Médio”, explicou o secretário da Secti, Bira do Pindaré.

O candidato classificado no seletivo que, por qualquer motivo, não efetuar sua matrícula no período estipulado, perderá o direito à vaga, sendo substituído automaticamente pelo primeiro candidato classificado na lista como excedente. Durante a matrícula a equipe de profissionais da Secti está conferindo os dados para comprovar as informações que foram prestadas pelo aluno no momento da inscrição feitas pela internet. Mediante essa análise, se tudo estiver correto, é que a matrícula do aluno será confirmada. Se as informações não forem corretas então a matrícula não é confirmada e serão convocados candidatos da lista de excedentes para ocupar as vagas que ficarem disponíveis.

Um total de 4.555 alunos se inscreveu no Processo Seletivo Público para ingresso em um dos cursos ofertados pelos institutos. Estão sendo disponibilizadas 440 vagas distribuídas entre as três Unidades Plenas. A lista dos aprovados está disponível no site da secretaria no endereço www.secti.ma.gov.br

O maior número de candidatos inscritos é para a unidade de São Luís onde foram registradas 3.839 inscrições. São 455 para o curso de Eventos, 1.508 para o de Informática, 795 para o de Meio Ambiente e 1.081 para Serviço Jurídico. Para essa unidade foram abertas 160 vagas, 40 para cada um dos cursos.

Concorrem as 160 vagas ofertadas pela unidade de Bacabeira, 303 candidatos, sendo 142 para o curso de Administração, 66 para o de Logística e 95 para o curso de Mineração. Para unidade plena de Pindaré-Mirim estão sendo ofertadas 120 vagas distribuídas em igual número entre os cursos de Agropecuária, Recursos Pesqueiros e Serviços Jurídicos. Concorrem a essas vagas 413 candidatos.

Para ingressar em um dos cursos os candidatos deverão ter total disponibilidade de 2ª a 6ª feiras para a jornada escolar integral de 10 horas. Os cursos ocorrerão num período mínimo de três anos com aulas de segunda a sexta, em tempo integral, das 7h às 17h.

A ordem de classificação do candidato levou em consideração a proximidade da residência do aluno à Unidade Plena escolhida, de acordo com a Lei nº 8.069 de 13/07/90. Em caso de empate, foi considerada a maior média final no 9º ano do Ensino Fundamental. Na persistência de empate entre os candidatos, venceu o candidato com a maior idade.

Aos egressos de escolas públicas serão disponibilizadas 80% das vagas. As demais estão distribuídas 15% para os candidatos classificados em ampla concorrência e 5% para pessoas com deficiência.

Efetivação da matrícula

No ato da matrícula, o candidato classificado nas vagas para ampla concorrência deverá apresentar os seguintes documentos: Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia); ou Declaração original de Conclusão do Ensino Fundamental, com data a partir de janeiro de 2016; Histórico Escolar (original e cópia); Certidão de Nascimento (original e cópia); Documento de Identidade (original e cópia); Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia); duas fotografias 3×4 iguais, de frente e recentes; comprovante de residência; no caso dos classificados nas vagas para ampla concorrência.

No caso dos classificados nas vagas para egressos de escolas públicas os documentos exigidos são Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia); ou Declaração original de Conclusão do Ensino Fundamental, com data a partir de janeiro de 2016, os quais comprovem a conclusão do ensino fundamental na rede pública; Certidão de Nascimento (original e cópia); Documento de Identidade (original e cópia); Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia); duas fotografias 3×4 iguais, de frente e recentes; comprovante de residência.

Os candidatos classificados nas vagas para as pessoas com deficiência devem comparecer ao local de inscrição munidos de Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (original e cópia); ou Declaração original de Conclusão do Ensino Fundamental, com data a partir de janeiro de 2016; Histórico Escolar (original e cópia); Certidão de Nascimento (original e cópia); Documento de Identidade (original e cópia); Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia); duas fotografias 3×4 iguais, de frente e recentes; comprovante de residência; Laudo Médico, emitido nos últimos 12 meses, comprovando a natureza da deficiência, atestando a especificidade, grau ou nível da deficiência, em conformidade com as definições da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *