Maranhão 247 – Como havia prometido assim que assumiu o governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) assinou um decreto que proíbe que estabelecimentos estaduais, como escolas, recebam o nome de pessoas vivas ou de responsáveis por violações de direitos humanos durante o regime militar.
Decreto assinado no dia 4 de janeiro desse ano e publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 14 muda o nome de 37 estabelecimentos do patrimônio estadual. No lugar, ganharam a homenagem professores, religiosos, políticos e outras personalidades de destaque que já morreram.
Quem mais perdeu homenagens foi o ex-presidente José Sarney, segundo reportagem de Diego Emir, publicada nesta terça-feira 9 no Estado de S. Paulo. Mas ele não foi o único. “Os ex-governadores Edison Lobão – atual senador e ex-ministro de Minas e Energia – (três), Roseana Sarney (três), João Alberto de Souza (duas) e João Castelo (uma) também tiveram seus nomes trocados”, contabiliza o repórter. Até o poeta Ferreira Gullar deixou de nomear um local público.
Sob o argumento de que não há motivos para se homenagear ditadores, Flávio Dino também tirou os nomes dos ex-presidentes militares Castelo Branco, Emílio Garrastazu Médici e Arthur Costa e Silva de dez escolas de cidades diferentes no Maranhão em março do ano passado.
parabéns foi o primeiro que teve coragem de tirar esse nomes de prédios públicos dos quais so serviam como campanha politica . pena que ainda tem muitos alienados nesse estado que mantem gente dessa oligarquia no poder . maranhão e dos maranhenses e não do Sarney como ele pensa
PARABÉNS AO GOVERNADOR POR TIRAR O NOME DESSES DITADORES E OLIGÁRQUICAS DE ESCOLA , HOSPITAIS OU QUALQUER OUTRO TIPO DE REPARTIÇÃO QUE PRESTA SERVIÇO PÚBLICO . ESSA GENTE QUE TANTO MAL FEZ AO POVO MARANHENSE NÃO PODE SER LEMBRADO ATRAVÉS DE INSTITUIÇÕES QUE SEMPRE LUTARAM CONTRA SEUS DESMANDOS COMO OS FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO . FALTA , AGORA, ESSE PREFEITOS FAZEREM O MESMO QUE DINO FEZ , TIRANDO OS NOMES DESSES TIRANOS DE RUAS , PONTES , AVENIDAS , PRAÇAS, ETC.
Essa medida além de criar despesa deve melhorar bastante a qualidade do ensino. Me compre um bode.
Faz tempo que o Maranhão é mantido fora da impessoalidade e da legalidade para assegurar a promoção de figuras narcisistas e possuidoras de forte viés ditatorial – lembrando práticas típicas de Saddam Hussein, Moamar Khadafi ou Idi Amin Dada. Valeu, Flávio. Os bons maranhenses te apoiam. Parabéns!