Mais de 100 mil farão seletivo da Saúde neste domingo

Presidente da EMSERH garante que tudo está pronto para a realização do maior seletivo da Saúde do Maranhão

Presidente da EMSERH, Carlos Lula, garante que tudo está pronto para a realização do maior seletivo do Maranhão dos últimos 20 anos

Com mais de cem mil candidatos inscritos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) promove, no próximo domingo (3), prova objetiva de um dos maiores seletivos para a área da saúde já realizados no Maranhão.

Estão sendo ofertadas 7.902 vagas, distribuídas nos níveis fundamental, médio e superior, para preenchimento de vagas da rede estadual de saúde, com salários que podem chegar à R$ 4.500,00.

Os aprovados nos seletivos atuarão nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) situados nas regionais de saúde de São Luís, Imperatriz, Codó, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon.

A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), responsável pela aplicação das provas, explica que todos os candidatos devem acessar o site www.funcab.org e ter acesso ao Comunicado Oficial de Convocação para a Prova (COCP) onde constam as informações referentes ao local e horário das provas.

A aplicação do exame ocorrerá em dois turnos. Na manhã, prestarão provas os candidatos a vagas para ensino médio e técnico. À tarde, prestam provas candidatos a vagas para ensino fundamental e superior. Para garantir a cobertura dos plantões de funcionários das unidades de saúde que farão o seletivo, a Emserh preparou sistema especial de plantão para garantir a normalidade do atendimento a pacientes que procurarem essas unidades.

Maior seletivo dos últimos 20 anos

O seletivo da saúde, o maior dos últimos vinte anos do Estado, está sendo visto como uma grande oportunidade para os profissionais. Candidata à vaga de psicologia, Toshimi Passos, acredita que a realização do seletivo é mais do que estabilidade, é a resposta do Governo às necessidades da saúde e de seus profissionais. “Eu estou bastante satisfeita e animada com a possibilidade de ter minha preparação profissional reconhecida. Além de saber que alcancei por meus próprios méritos minha colocação, entendo que o seletivo é a chegada de novos tempos para nossa saúde”, declarou Toshimi.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Marcos Pacheco, ressaltou que a impessoalidade é a característica mais importante dos processos seletivos públicos. “Por meio desses seletivos, não é mais possível trabalhar na Rede Estadual de Saúde por meio de indicações. O profissional pode conquistar uma vaga mediante esforço próprio, estudo e experiência. Esse é o principio da impessoalidade, onde o governo Flávio Dino está oportunizando o trabalho a todos, levando em consideração, sobretudo, a qualificação e o mérito”, justificou Marcos Pacheco.

Para o subsecretário da SES e presidente da Emserh, Carlos Lula, a oferta do seletivo é a forma mais adequada de se chegar a excelência no atendimento da rede de saúde do Estado, atendendo o desejo do Governo. “Teremos profissionais qualificados, que ocuparão suas vagas por preparo profissional. O paciente irá sentir a mudança na qualidade do atendimento”, declarou Lula.

Cargos

Nível fundamental – auxiliar operacional de serviços gerais e maqueiro.

Nível médio – agente de portaria, atendente de consultório médico, atendente de consultório odontológico, auxiliar administrativo, auxiliar de farmácia, faturista, lactarista, motorista (categoria D) e recepcionista.

Nível técnico – técnico em enfermagem, técnico de laboratório, técnico de segurança do trabalho, técnico em imobilização ortopédica, técnico em patologia clínica, técnico em radiologia e técnico em tomografia.

Nível superior – administrador hospitalar, assistente social, bioquímico, educador artístico, educador físico, enfermeiro, enfermeiro UTI adulto, enfermeiro UTI pediátrica e neonatal, farmacêutico, fisioterapeuta, fisioterapeuta UTI adulto, fisioterapeuta UTI pediátrica e neonatal, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo, psicopedagogo e terapeuta ocupacional.

Gabarito e prova prática

O gabarito da prova objetiva de múltipla escolha será publicado no dia cinco de abril, a partir das 12h, no sitewww.funcab.org. Já a divulgação do gabarito oficial e divulgação das notas das provas será no dia 24 de abril de 2016.

A realização das provas práticas ocorrerá nos dias 4 e 5 de junho, com previsão de divulgação do resultado final do certame até o dia 8 de julho.

2 pensou em “Mais de 100 mil farão seletivo da Saúde neste domingo

  1. Que bom que cem mil pessoas se inscreveram no seletivo, agora o que eu gostaria de saber se a prova ainda será realizada por que já tem pessoas sendo entrevistada pra trabalhar, principalmente nas upas? no Araçagy já teve até entrevista pra trabalhar como recepcionista, a minha sobrinha por exemplo, acabou de ser contratada pra trabalhar numa das UPAs como tecnica de enfermagem, há 15 dias, então quem vai confiar na lisura desse certame? por que insisto, estão contratando antes do certame? ou tem alguma coisa estranha, ou essas começarão a trabalhar sem realizar a prova em detrimento das 100 mil inscrita, que estudaram pra outros que têm “padrinhos” políticos ficarem com as vagas

  2. O governador perdeu uma grande chance de realizar o concurso da saúde, e acabar com os desvios da pasta, pois esse seletivo é por tempo limitado, o equivalente a dois anos, em 2018 nas eleições o grupo do mal tomará outra vez o estado e aí começará tudo de nosso contratos superfaturados com empresas terceirizadas, eu votei em Flávio em 2014, mas jamais repetirei o erro acho difícil ele conseguir a reeleição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *