Por meio de passeata que culminou em ato na Câmara Municipal de Veradores de Imperatriz, na manhã desta terça-feira (25), estudantes manifestaram apoio à criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASul) no município.
A UEMASul foi proposta pelo governador Flávio Dino no final de setembro, por meio de projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa do Maranhão. Segundo o documento, a instituição terá sede em Imperatriz para regionalizar a gestão e aplicação dos recursos.
A regionalização do ensino possibilita o desenvolvimento de uma formação superior voltada para atender às vocações econômicas da localidade, ao permitir autonomia administrativa à nova universidade.
De acordo com projeto de lei, todos os bem imóveis e móveis pertencentes à Universidade Estadual do Maranhão (Uema) passam a integrar o patrimônio da UEMASul, para serem geridos conforme às especificidades da região.
O texto esclarece, ainda, que os municípios a serem atendidos pela universidade serão fixados em decreto posterior a aprovação da lei que autoriza sua criação.
Professores em defesa da regionalização
Além de alunos, professores de Imperatriz se juntaram ao coro em favor da implantação da nova universidade. “A UEMASul é a realização de um sonho de todos que querem a tão sonhada autonomia. Dará mais condições de desenvolver pesquisa e extensão na Região Tocantina, e os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de todo o Maranhão”, declarou a professora IaneMaukers.
Requerimento de urgência
Um requerimento de urgência, de autoria do deputado estadual Marco Aurélio, foi colocado em votação na Assembleia nesta terça-feira, para tramitação do projeto de lei que propõe a criação da UEMASul. O requerimento entrou em votação por meio de sessão extraordinária, mas foi solicitado pedido de vistas por 24 horas.
De acordo com o parlamentar, a expectativa é que o requerimento seja aprovado na quarta-feira (26). “Com grande orgulho, serei relator do projeto, pois, como filho da Uema, estarei vendo se concretizar uma luta histórica pela autonomia de nossa universidade, com a criação da UEMASul”, afirmou o deputado, que também é professor.