Este domingo (11) marcou a abertura da Feirinha São Luís na Praça Benedito Leite. Esta é a mais nova opção de compras de produtos locais e de entretenimento para moradores e turistas. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e passa a funcionar todos os domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite, Centro Histórico da capital.
“Estamos muito felizes em saber que a população abraçou a ideia da Feirinha, pois registramos em sua primeira edição sucesso absoluto em número de visitantes apreciando o espaço em todos os seus aspectos. A Feirinha São Luís é mais um ponto de lazer e compra de produtos regionais, onde os moradores podem vir com suas famílias aproveitar do espaço e os turistas encontrão no Centro Histórico da capital um local apropriado para conhecer e usufruir da nossa cultura, nossa culinária, artesanato, nossas artes de modo geral”, afirmou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Uma vasta programação cultural foi realizada na estreia da Feirinha São Luís, que traz em seu bojo uma proposta diferenciada que visa reunir eu um só espaço produtos agroecológicos cultivados por produtores familiares da Ilha; exposição e comercialização de artesanato, artes plásticas e literárias, gastronomia e atrações culturais diversas.
Os visitantes começaram a chegar na Feirinha logo no início da manhã, para apreciar o mais novo espaço, que já é uma realidade em outras capitais brasileiras, e que agora está sendo implantada pela primeira vez em São Luís, como mais uma política de gestão municipal visando ao estimulo do turismo local, à geração de renda e à valorização da cultura ludovicense em todos os seus aspectos.
Todas as apresentações culturais exibidas na primeira edição da Feirinha foram em clima de São João, com apresentações do Boi de Itapera, Boi de Sonhos e do Tambor de Crioula do Laborarte.
O novo ponto de lazer e compras dominical, além de expor a diversidade cultural da Ilha, fomenta a economia criativa aos produtores da grande Ilha de mais de 11 polos que oferecem seus produtos por preços justos. São 61 barracas, sendo 25 para produtores rurais, 25 para artesanato e 11 para gastronomia, além dos food trucks. Na Feirinha são expostos e comercializados produtos e subprodutos da agricultura familiar, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, doces, compotas, queijos e comidas típicas do estado.
A prefeitura está de parabéns, além de atrair vários turistas essa feirinha irá gerar muitos empregos.
Feirinha está top, parabens.
Ideia genial. Parabens prefeitura.
essa foi uma grande ideia!
Feirinha bem top.. o que falta arrumarr, são os ” PREÇOS” ….alguns ítens com preços absurdos…….. falta um controle..até pq quando os alimentos aumentam de p na Ceasa, era jutamente as feirinhas que deveriam estabilizar o não reajuste para n´s, consumidores…haja vista a Prefeitura bancar tudo, de transporte,limpeza etc…..pelo que se ver , aumenta lá e aumenta cá…..