A Lagoa da Jansen, área nobre da capital maranhense, está secando. Após receber inúmeras denúncias de moradores da região sobre a situação, houve uma fiscalização.
O local é considerada um cartão postal da cidade de São Luís, é também uma fonte de renda para muitas famílias da região, além de ser uma fonte de beleza.
A informação é que uma equipe deve ir ao local para fazer a manutenção da comporta quebrada.
O problema está sendo causado por uma falha na estrutura das comportas, que não estão conseguindo realizar o adequado represamento da água.
Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura afirmou que está monitorando a situação.
“O Governo afirma que, regularmente, realiza a operação de abertura e fechamento da comporta do vertedouro, que permite a comunicação entre a Lagoa da Jansen (laguna) e o mar, dentro dos parâmetros técnicos que proporcionam a renovação da água e oxigenação. Essa operação tem sido responsável pela diminuição do odor que, anteriormente, era característico da Lagoa da Jansen e, também, pelo aumento da quantidade de espécies de peixes que, atualmente, são encontrados por lá. A Sinfra informa que, recentemente, desenvolveu, em conjunto com a Secretaria de Governo (Segov), uma investigação para diagnosticar o problema de dificuldade de manutenção no nível da água da lagoa, tendo em vista que a operação de abertura e fechamento segue sendo realizada corretamente e, apesar disso, há perda de volume muito grande de água. O diagnóstico realizado levou a identificação de diversos problemas estruturais na parte submersa do canal original, que foi construído na década de 70. Já na década de 90, a fim de ampliar o canal original, o Governo, há época, construiu um segundo segmento de canal, que, desde então, não apresentou problemas”.