A Ponte Governador José Sarney, mais conhecida como “Ponte do São Francisco” foi parcialmente interditada nesse domingo (6) em São Luís. A interdição aconteceu para a realização de reparos em parte da passarela de passageiros e ciclistas, que se encontra com problemas de infraestrutura.
A vistoria foi feita por uma equipe da Secretaria de Estado da Infraestrutura, que foi até o local finalizar um estudo para gerar um laudo técnico para recuperar a parte danificada da ponte. As obras na ponte devem começar no mês de dezembro.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, os reparos realizados na ponte vão colaborar para a melhora na infraestrutura dela por um longo período. “Agora a gente vai fazer uma intervenção de maior porte, de maior amplitude e acredito que com essa intervenção que a gente vai fazer vai ser suficiente para a ponte durante muito tempo não precisar de intervenções na sua estrutura”.
Um equipamento de inspeção foi utilizado para ver os problemas que a ponte tem. Engenheiros usaram um “muque” com grades para ver a parte de baixo da ponte do São Francisco, além de analisar a parte de cima do local. A ponte tem mais de 50 anos de existência e poucas revitalizações.
O doutor em estruturas, Eduardo Aguiar, disse que uma equipe está analisando também a necessidade de realizar uma intervenção na superestrutura, onde passam os veículos, para que possam ser evitados, desta maneira, acidentes no espaço.
“Por enquanto a gente já fez uma avaliação preliminar e, inclusive, já até emitimos um laudo preliminar e a gente viu que há necessidade de uma intervenção imediata das passarelas da ponte. O que a gente está querendo fazer uma avaliação é para ver se há necessidade da gente fazer alguma intervenção imediata também na superestrutura, onde passam os veículos”.
Tapumes foram colocados na área para evitar a passagem de pessoas. O lado esquerdo da Ponte José Sarney teve parte do concreto danificado e parte da estrutura desabou.
Da parte de cima é possível ver a tubulação de energia através dos buracos que estão pelo local. O parapeito que deveria dar mais segurança também caiu. O local vai continuar interditado até começa a revitalização.