Sessão do TJMA é marcada por confusão e cobrança de desembargadores a Paulo Velten

O clima está muito pesado no Tribunal de Justiça do Maranhão, que está dividido em meio a toda a celeuma envolvendo a decisão sobre a formação da lista Tríplice do Quinto Constitucional e a nova decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendendo a nomeação do juiz Samuel Batista de Souza, eleito por antiguidade, até a decisão sobre o tema.

Os desembargadores Jorge Rachid e Nelam Sarney foram duros nas cobranças ao presidente Paulo Velten para a decisão sobre a problemática.

Velten respondeu afirmando que aguarda a decisão do CNJ sobre o Quinto e sobre a nomeação do desembargador Samuel.

“Este processo é republicano, que ocorre às claras. O órgão Especial deliberou de maneira unânime que haveria a comissão. […] Nunca houve determinação do CNJ de que façamos a eleição. Se houvesse, faríamos. […] Se o CNJ decidir que não podemos fazer a eleição nos apoiando na Resolução, vamos fazer. Se ele disser que não podemos fazer da maneira que decidiu o tribunal, vamos obedecer”.

Jorge Rachid pediu que a decisão da espera fosse apreciada pelo plenário e não definida sozinha por Velten. A discussão foi grande. Vários desembargadores foram pra cima do presidente depois disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *