Candidaturas coletivas estão garantidas na eleição do ano que vem

Com a não aprovoação da minirreforma, Coletivo Nós está no jogo para reeleição em São Luís

A decisão do Senado de adiar a votação da minirreforma eleitoral e, consequentemente, fazendo com que as novas regras não sejam validadas para as eleições municipais do ano que vem garantiram uma situação muito importante: a manutenção da possibilidade de candidaturas coletivas.

No texto aprovado na Câmara, foi incluída uma emenda do deputado Bibo Nunes (PL-RS) que proibia expresamente as candidaturas coletivas.

Assim, o Coletivo Nós, único mandato coletivo no Maranhão, pode buscar um novo mandato na Câmara Municipal de São Luís. O mandato é representado pelo CPF do co-vereador Jhonatan Soares, e formado pelos co-vereadores Delmar Matias, Eni Ribeiro, Eunice Chê, Flávia Almeida, e Raimunda Oliveira.

Não só o coletivo Nós já eleito, como outras candidaturas coletivas que já preparam suas pré-campanhas estão agora com tranquilidade jurídica para seguirem no jogo.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI), que é relator da proposta de reforma do Código Eleitoral, em tramitação no Senado, anunciou que não seria possível a votação a tempo para a validação das novas regras na eleição do ano que vem, que teriam que ser aprovadas até sexta-feira (6).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *