Eleição de conselheiros tutelares é prévia de embate de forças para candidatos a vereador

A eleição dos novos conselheiros tutelares que ocorreu neste domingo (1º) em todo o país serviu como uma mostra da influência nos bairros dos que irão concorrer às vagas de vereador nas eleições do ano que vem. A votação encerrou às 17h.

Em São Luís, tradicionalmente, os vereadores têm influência nas escolhas dos conselheiros tutelares nas regiões onde atuam politicamente. Conseguir a eleição de conselheiros aliados é demonstração de força política dentro do bairro e/ou região e garante aliados em posição estratégica de destaque para a eleição de 2024.

Os conselheiros são lideranças tão importantes que não são é raro que um própiro ex-conselheiro consiga se eleger vereador. Na Câmara de São Luís, o co-vereador Jhonatan Soares é ex-conselheiro tutlares. Na legislatura passada, o ex-conselheiro Anderson Martins também conseguiu uma vaga no parlamento pelo destaque na função na região da Cidade Operária.

Por isso, para a política comunitária, a eleição deste domingo tem influencia direta na articulação em seus redutos dos vereadores.

Em São Luís, serão escolhidos 50 conselheiros tutelares. Eles atuasm com dedicação exclusiva, recebendo um subsídio no valor mensal de R$ 2.759,29. Atualmente, São Luís possui 10 conselhos tutelares, divididos em 10 áreas: Cohab/Cohatrac, Anil/Bequimão, São Francisco/Cohama, Itaqui-Bacanga, Coroadinho/João Paulo, Centro/Alemanha, São Cristóvão/São Raimundo, Vila Luizão/Turu, Zona Rural e Cidade Operária/Cidade Olímpica, que atuam em parceria com a Prefeitura, por meio da Semcas e entidades parceiras, em espaços cedidos pelo município, pelo mandato de quatro anos.

Os Conselhos Tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes. A escolha das conselheiras e conselheiros ocorre a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *