Senadores maranhenses se dividem na votação da PEC que limita poderes do Supremo

Houve decisão diferente entre os três senadores do Maranhão na votação da PEC que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal. Um a favor, um contra e uma abstenção.

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (22) pelo placar de 52 votos a 18. Eram necessários 49 votos favoráveis. Com a aprovação, agora o texto segue para a Câmara, onde também precisa ser votado em dois turnos.

Da bancada maranhense, o senador Weverton votou a favor do projeto, a senadora Eliziane Gama votou contra e a senadora Ana Paula Lobato não participou da votação. O governo do presidente Lula não tomou posição oficial, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), liberou a bancada na Casa.

A PEC limita muito as decisões monocráticas da Suprema Corte. Pelo texto, passa a ser permitido conceder decisão monocrática somente em casos de grave urgência ou risco de dano irreparável, mas o tribunal deverá julgar esse caso em até 30 dias após a retomada dos trabalhos, sob pena de perda da eficácia da decisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *