O Palácio dos Leões, recebeu, nesta sexta-feira (12), representantes e lideranças de diversos grupos de Religiões de Matriz Africana do Maranhão. O encontro, liderado pelo governador em exercício Felipe Camarão (PT), também contou com a participação do secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro e do deputado estadual Carlos Lula (PSB).
Entre as pautas debatidas estão o reconhecimento do antigo Terreiro do Egito como Patrimônio Cultural, a construção da Praça de Iemanjá, jornada de alfabetização para os povos de terreiros, entre outras políticas públicas.
“Foi uma reunião produtiva, onde dialogamos sobre políticas públicas voltadas à educação, direitos humanos, infraestrutura e cultura dessas comunidades”, avaliou o governador em exercício, Felipe Camarão.
Carlos Lula destacou a importância de continuar avançando na defesa da liberdade religiosa. “É muito importante recebermos pela primeira vez, no Palácio dos Leões, os povos de terreiros e entender os problemas que eles apresentaram para podermos avançar nessa pauta”, disse.
Segundo o Pai Itabajara Borges, do Terreiro de Mina Ilê axé Akorô d’Ogum, em Paço do Lumiar, o objetivo da reunião foi levar todas as necessidades dos povos de terreiros para que o governo possa ter o entendimento da situação. “E prontamente o governo dispôs-se a nos ajudar, o que nos deixa muito felizes”, pontuou.
A reunião contou ainda com a participação de representantes das secretarias de Cultura e Direitos Humanos.