Fábio Macedo e Josimar de Maranhãozinho correm por fora na disputa pelo senado em 2026

A disputa pelas duas vagas ao senado que serão abertas com o final dos mandatos de Eliziane Gama e Weverton Rocha promete ser muito acirrada. Os principais nomes hoje postos são o do governador Carlos Brandão (que teria a candidatura mais natural), dos próprios Weverton e Eliziane, que buscariam a força do presidente Lula para estar na chapa da reeleição, e do ministro dos esportes, André Fufuca.

O exemplo de Weverton na eleição de 2018, que saiu na frente, montou grupo, construiu a candidatura e a tornou inevitável, serviu de alerta para os postulantes às vagas. Começar a construir o projeto cedo, passando pela eleição de prefeitos e o fortalecimento para impedir a ascenção de outro nome em 2026.

Neste sentido, o ministro dos esportes Andre´Fufuca saiu na frente. Fufuquinha já monta uma base forte para as eleições de prefeitos e se articula com o Congresso e o governo.

Mais dois nomes surgem com a possibilidade de montagem política nos mesmos moldes. Josimar de Maranhãozinho (PL) e Fábio Macedo (Podemos).

Os dois deputados federais são presidentes de partidos grandes e tentam construir candidaturas de prefeitos para fortalecer seus projetos.

Josimar segue sendo um político forte com suas prefeituras de porteira fechada e quatro mandatos de deputado federal (o dele, da esposa Detinha, de Júnior Lourenço e Pastor Gil). Mas hoje ele perdeu fôlego e tem concentrado suas emendas e seu poder em algumas prefeituras que ele tem total controle e não mais nas 40 prefeituras de aliados, que antes chamava de suas. Pesa contra Josimar o fato de não ter uma prefeitura de grande porte. Não tem nenhuma das 10 maiores cidades do estado, e até São José de Ribamar hoje tem pouca influencia, pode ser considerada hoje prefeitura de Fábio Macedo, já que o prefeito Julinho se filiou ao Podemos para concorrer à reeleição.

Falando em Macedo, o presidente do Podemos busca o mesmo caminho de Fufuca: prefeitos em grandes cidades para ganhar musculatura para concorrer. Além de Julinho, Macedo aposta na candidatura de Leo Costa em Barreirinhas.Ele tentou a filiação de Edivaldo Holanda Júnior para concorrer em São Luís, mas não obteve sucesso.

Na perspectiva hoje montada para a eleição, Brandão deixa o governo em abril e será cadidato ao senado com Felipe Camarão candidato ao governo. A outra vaga será de um destes postulantes.

Mas, pela dinâmica da política, os outros que pleteam a candidatura ao senado podem não podem ser candidatos por outras chapas. O que não é raro: Zé Reinaldo em 2018.

Assim, alguns destes podem ser candidatos nas chapas do possível asdversário de Felipe Camarão em 2026: Lahesio Bonfim ou Eduardo Braide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *