Levantamento feito pelo jornal O Globo demonstrou que o ministro dos Esportes, André Fufuca, colocou a máquina do seu ministério para beneficiar muito mais o fiador de sua indicação, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira e cidades grandes comandadas pelo partido Progressistas, em detrimento de ajudar mais cidades do Maranhão.
Fufuca tem como principais aliados de grandes cidades do Maranhão os prefeitos de Pinheiro, Luciano Genésio, e de Coelho Neto, Bruno Silva, além do pai, prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas. Este último sim, foi bem agraciado já com emendas do ministério do esporte.
Mas, segundo o levantamento de O Globo, das dez maiores cidades que receberam recurso entre setembro (quando Fufuca assumiu o ministério) e dezembro de 2023, nenhuma fica no Maranhão.
O município alagoano Barra do São Miguel, comandado pelo pai de Arthur Lira, e com apenas pouco mais de 8 mil habitantes, teve destinado R$ 4 milhões para a construção de duas arenas, um complexo esportivo e para alavancar o futebol amador. Filho do prefeito, Arthur Lira foi o fiador da indicação de Fufuca ao governo. Outras prefeituras do PP também foram contempladas, incrementando os recursos que os aliados terão à disposição em ano eleitoral.
Procurado por O Globo, o Ministério do Esporte afirmou que os critérios para a escolha de municípios são “técnicos” e que os acordos firmados “foram analisados e tratados com base na estrita legalidade”. “É isso o que permite ao Ministério do Esporte, respeitando os limites impostos pelo orçamento, atender prefeituras e governos estaduais, em todas as unidades da federação”, disse em nota. A pasta negou favorecimento a aliados do ministro e disse que os projetos estão em “cidades administradas por gestores de todos os matizes políticos”.