Com fim do prazo de desincompatibilização, vice de Braide não vem do secretariado

Caroline Salgado, David Coldebella e Diego Rodrigues seguem nas secretarias

Encerrou nesta quinta-feira (6) o prazo para desincompatibilização de secretários estaduais ou municipais que irão concorrer aos cargos de prefeito ou vice nas eleições deste ano. Muito se esperava que o vice da chapa do prefeito de São Luís Eduardo Braide pudesse ser um de seus secretários mais próximos que são de sua extrema confiança. O favorito, que inclusive já era apontado por Braide para os mais próximos como seu candidato era o secretário municipal de obras e serviços públicos, David Coldebella.

O secretário nem se filiou a um dos partidos da base do prefeito Eduardo Braide para concorrer. Assim, ele fica até o final da gestão cuidando das obras que o prefeito considera fundamentais para vencer o pleito.

Outro que corria por fora era o secretário de trânsito e transporte, Diego Rodrigues, que também é considerado alguém da alta confiança do prefeito. Diego não sofreu abalo de seu prestígio com o gestor nem diante do escândalo da liberação de uma SW4 do pátio da SMTT de madrugada de maneira ilegal. Mas ele também permanece no cargo e não disputará eleição.

Nos últimos dias, um burburinho de que o prefeito estava gostando muito da desenvoltura da secretária de educação, Caroline Salgado, a colocou em posição de destaque para ser a candidata, mantendo uma mulher na chapa. Mas a especulação não se confirmou e ela segue na pasta.

A tendência de que a atual vice, Esmênia Miranda, permaneça com o mesmo cargo, parece distante. O nome dela era muito defendida pelo entorno de Braide, inclusive pelos irmãos do prefeito. Mas Esmênia foi escorraçada da secretaria de educação sem muitas explicações e o prefeito tem receio de que na hora que precisar deixar a prefeitura para se candidatar em 2026 (caso seja reeleito prefeito), Esmênia ainda tenha alguma mágoa e não coloque a máquina da prefeitura em favor do seu projeto.

A imprensa chegou a divulgar que Esmênia sequer estaria filiada a partido político e por isso não poderia concorrer, mas a cúpula do PSD afirma que foi somente um erro de dados no sistema, mas que ela está filiada ao partido.

Assim, continua uma incógnita a complementação da chapa de Braide, que ainda pode negociar a vaga para atrair aliados.

Secretários candidatos em importantes cidades

Gentil Neto (Caxias), Kaio Hortegal (Pinheiro), Zé Antônio (Imperatriz) e Natércio Santos (São José de Ribamar) deixaram suas pastas

Em grandes cidades ex-secretários vão disputar vaga de prefeito ou vice. Em São José de Ribamar, Natércio Santos já deixou o cargo de assessor especial da Prefeitura para disputar o cargo de vice na chapa do prefeito Julinho.

Na cidade de Imperatriz, o prefeito Assis Ramos lançou seu secretário de educação, José Antônio, como pré-candidato a sucessão. Ele deixou o cargo aos 45 do segundo tempo e ainda como último ato, entregou uma escola de educação infantil ao lado do prefeito na tarde de ontem (5).

Na cidade de Pinheiro, o pré-candidato a prefeito apoiado pelo atual gestor é o ex-secretário de saúde Kaio Hortegal, irmão da ex-mulher do prefeito Luciano Genésio. Kaio deixou o cargo também poucas horas antes do final do prazo.

Em Caxias, o sobrinho do atual prefeito Fábio Gentil, Gentil Neto, deixou a pasta com maior antecedência. Para potencializar a pré-candidatura, o jovem foi secretário de Infraestrutura por um ano e três meses e deixou a pasta em abril deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *