Bancários do BB, Caixa e Basa iniciam greve nesta terça-feira (10)

Os bancários da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia decidiram iniciar greve geral por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (10) no Maranhão. Os trabalhadores definiram em Assembleia Geral realizada na última sexta-feira (6) na sede do Sindicato, em São Luís, e via plataforma Zoom.

Mais detalhes sobre a paralisação serão definidos nesta segunda-feira (9), às 18h30, em uma nova Assembleia Geral híbrida.

Os bancários destes três bancos rejeitaram a proposta dos bancos de reajuste de 4,64% (INPC + 0,7%) nas verbas salariais em 2024 e de 0,6% (mais a inflação) em 2025. Os funcionários cobram 34,47% de aumento, entre outras reivindicações.

Segundo o Dieese, o índice oferecido pelos bancos é menor que o conquistado por 85% das categorias no país. A maioria dos trabalhadores obteve 1,54% de ganhos reais neste ano. Este percentual (1,54%) já é irrisório, mas os bancos ofereceram um valor ainda menor (0,7%), apesar do lucro de R$ 145 bilhões obtido em 2023.

Já os funcionários dos bancos privados e do Banco do Nordeste decidiram assinar os acordos coletivos, conforme a decisão da maioria dos sindicatos do país. Desta forma, eles não aderiram à paralisação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *